Obras de Anita Ekman - Foto: Nailana Thiely
Boa Vista será a quarta cidade a receber a Itinerância Bubuia da 1ª Bienal das Amazônias. O Vernissage ocorrerá na noite desta sexta-feira, 21, no Teatro Municipal. Com obras de artistas que carregam a Amazônia em sua arte, a exposição contempla 37 obras de nove artistas da Amazônia brasileira e internacional. Ela seguirá aberta ao público até o dia 25 de abril, de segunda a sábado, das 08h às 19h.
As itinerâncias da Bienal das Amazônias já percorreram Marabá (PA), Canaã dos Carajás (PA) e São Luís (MA). A curadora, Vânia Leal, explica que em cada território visitado são alinhados caminhos relacionais de arte e vida num processo dinâmico.
“O processo expositivo segue o desenho da expografia da Bienal, assim como uma relevância cultural, artística e social tão necessária que só a arte provoca e convoca”, ressalta.
Em Boa Vista, o público poderá explorar os elementos visuais, bem como interagir com os artistas das diferentes Amazônias, além de participar de programações semanais.
Vânia Leal conta que o recorte curatorial para esta Itinerância também dialoga com artistas que evocam a riqueza cultural de Roraima. “Provocamos um diálogo com as obras dos “Desenhos Yanomami”, pensados por Claudia Andujar. Outra artista também é Anita Ekman que integra a série “Ocre”, em que a artista desenvolve trabalhos baseados na arte rupestre, pré-colonial e história da floresta tropical”, destaca. “Entretanto, outros diálogos também compõem o diálogo curatorial como por exemplo: cenas ligadas às tradições culturais e as vivências cotidianas das populações ribeirinhas através da fotografia de Elza Lima”, acrescenta.
A Bienal das Amazônias é instituição de arte, nascida no Sul Global, que tem como premissa o deslocamento do debate sobre as artes e seus potenciais enquanto ferramenta geradora de transformação econômica e social, dos eixos dominantes do mercado das artes, devolvendo o protagonismo à Amazônia desde as Amazônias.
Para tanto, desenvolve programas que possibilitem a amplificação dos temas relevantes para as comunidades que constituem este amplo território. Sempre norteados pela equidade de gênero, justiça social, democratização de acesso aos bens culturais, comprometidos com o desenvolvimento economicamente sustentável da região.
Fonte: Da Redação
Evento fez parte do encerramento da 3° Semana Municipal de Conscientização do Autismo
Vídeos com regras para realizar exame de graça podem ser vistos no canal do Inep…
Eles cumprem penas pelos crimes de lesão corporal dolosa, posse irregular de arma de fogo…
Crime aconteceu na madrugada do dia 28 de março, durante uma festa no Centro de…
Vítima desapareceu na última quarta-feira, 2, e foi encontrada no dia seguinte, quando relatou sobre…
Mulher aguarda há mais de 20 dias pelo procedimento conhecimento como "ponte de safena". Segundo…