Foto: divulgação/Arteatro
O espetáculo roraimense “Gotas de Saberes”, da Cia Arteatro, chega a Manaus com apresentações gratuitas nos dias 21 e 22 de novembro. As apresentações acontecerão na periferia da cidade, ampliando o acesso à arte e levando a cultura amazônica e indígena para comunidades que nem sempre têm a oportunidade de receber espetáculos teatrais.
Na sexta-feira, 21, o espetáculo será então no Parque das Tribos, às 17h. O público poderá assistir à apresentação na Maloca dos Povos Indígenas, localizada na rua do Pacoti, nº 180, Parque das Tribos, Tarumã-Açu. Já no sábado, 22, a Cia Arteatro chega com o Gotas de Saberes na Casa Teatro Taua-Caá, às 19h, na rua Santa Eliana, nº 19, bairro Santa Etelvina.
Conforme a organização a circulação leva o espetáculo aos estados do Amazonas, Amapá, Pará, assim como Roraima e Tocantins. Amazonas e Tocantins serão os últimos destinos dessa jornada artística pelo Norte do país. Dessa forma, após a apresentação em Manaus, a Cia apresentará Gotas de Saberes em Palmas, dia 25 de novembro, com duas sessões no Espaço Mais Cultura, no Morada do Sol, às 14h30 e às 19h.
Do mesmo modo, a Cia Arteatro, com 32 anos de trajetória, é composta por artistas negros e indígenas, e reafirma com essa circulação seu compromisso com a valorização da arte periférica, produzida no extremo norte do país. “É extremamente gratificante termos o apoio do Banco da Amazônia, nos possibilitando fazer essa circulação por vários estados, que é o que o artista mais quer, poder levar o espetáculo para vários públicos”, destaca o diretor Márcio Sergino.
Criado a partir de vivências pessoais e ancestrais dos atores Anderson Nascimento, Márcio Sergino e Silmara Costa, o espetáculo infantil “Gotas de Saberes” propõe a contação de histórias do povo Macuxi em forma de teatro. Enquanto no palco, personagens como Timbó, Onça Zeleida, Jabuti e Camarão Pajé, interpretados pelos atores Aravis, Silmara Costa e Márcio Sergino, encantam públicos de todas as idades com narrativas que celebram a cultura indígena e a identidade amazônica.
Por fim, com 40 minutos de duração e classificação livre, a montagem já percorreu diversas regiões do Brasil e recebeu importantes reconhecimentos, como o Prêmio de Melhor Espetáculo e Melhor Ator (Anderson Nascimento) no XVI Festival de Teatro da Amazônia, assim, o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, na categoria infantojuvenil.
De acordo com a Cia Arteatro, o princípio é levar o teatro para além dos grandes centros, dessa forma alcançando públicos periféricos, quilombolas, assim como indígenas. Por meio dessa proposta, o grupo amplia o acesso à arte e à cultura, promovendo o encontro entre diferentes territórios e saberes. Assim, reafirmando o compromisso de fazer da cena teatral um espaço de valorização da diversidade e da ancestralidade amazônica.
O Parque das Tribos resiste como um símbolo de preservação cultural. Localizada na Zona Oeste de Manaus, a comunidade reúne cerca de 35 etnias que enfrentam o desafio de manter vivas as tradições indígenas. Mesmo em meio à agitação urbana, costumes, ritos e idiomas são transmitidos de geração em geração, valorizando e reafirmando a identidade dos povos originários.
Já a Casa Teatro Taua-Caá, fundada em 2014, nasceu da necessidade de um espaço fixo para atividades teatrais em Manaus, após anos de uso de locais emprestados. Logo, o espaço oferece aulas gratuitas de teatro e se tornou uma referência na zona Norte, onde a democratização da cultura é essencial. A Casa Teatro cumpre um papel fundamental. Bem como leva arte e educação para a periferia, preenchendo uma lacuna em uma região com poucos equipamentos culturais.
Fonte: Da Redação
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília
View Comments