Cultura

‘Ventos que vêm do Norte’: Teatro Municipal recebe espetáculo de dança no Dia dos Povos Originários

A companhia de dança JM Jazz Centro de Arte promove, no Dia dos Povos Originários (19 de abril), o espetáculo “Ventos que vêm do Norte”. O evento ocorre a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Boa Vista.

Inspirada na ancestralidade e originalidade, o espetáculo é um convite e resgate ao belo, exuberante e bruto, conforme diz a sinopse do evento. “Um clamor ecoa na mata trazendo os Ventos que Vêm do Norte. Dos filhos deste solo és mãe gentil pátria amada Brasil”.

Conforme o professor, bailarino, produtor cultural e coreógrafo da companhia, Joandson Marques, essa obra tem um lugar muito especial para ele, pois nela o artista teve a liberdade de explorar toda sua criatividade quanto intérprete criador e diretor, dentro de suas vivências de infância.

“Mergulhei nos saberes populares que aprendi em casa, na escola, nos festejos de bairro. E pude trazer essas memórias de um riquíssimo polo cultural, com seu misticismo, suas lendas e sua pluralidade”, disse o coreógrafo.

Além disso, Joandson ressalta que o espetáculo traz um caráter de manifesto contra a devastação do meio ambiente e o morticínio dos povos indígenas. Fatos que são notórios não apenas aos brasileiros, como também de conhecimento dos organismos internacionais. Assim, a obra é concebida enquanto um legado para as futuras gerações.

“A essência da obra é um alerta ao descaso do ser humano com a nossa floresta, o desrespeito com o nosso povo originário, que já estava aqui antes de tudo isso existir. A obra tem contextualização histórica, o ecossistema se encontra no palco com o homem e o faz refletir sobre seu futuro e o das gerações posteriores”.

Música

O espetáculo conta com um grande aliado: o repertório musical que abrilhantará com poesia, delicadeza, como também sutileza desse grandioso imaginário amazônico. A cantora Leka Denz está entre as participações musicais, interpretando canções como “Naiá”, “Festa da Liberdade” e “Eu Sou a Toada”, do Boi Garantido de Parintins.

“Oportunidades como essa me permitem reforçar meus laços com Roraima. Entro em contato com a memória da nossa cultura e ofereço minha arte em respeito aos povos originários”, afirmou a artista.

Arte diversa

A programação do evento inclui também o foyer do Teatro Municipal, com exposição de artesanato indígena pela mão de artistas como Delcy Martins, Kamilly Cummings e Rariane Fernandes, além de pintura corporal com Done Karapiá.

Ingressos

Para conferir toda essa beleza e exuberância do espetáculo “Ventos que vêm do Norte”, basta garantir ingresso na Bilheteria Digital ou nos pontos de vendas fixos das Lojas Água de Cheiro no Roraima Garden Shopping e Pátio Roraima Shopping, ou diretamente na sede da JM Jazz Centro de Arte, na Avenida Bento Brasil, 726 – Centro de Boa Vista (acesso pela Rua José Magalhães). Mais informações:   95-98104-2509 e 95-99175-2222.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

53 minutos ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

2 horas ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

3 horas ago

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

17 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

21 horas ago