Diversão

AgroBV 2025 tem espaço especial para crianças com foco em alimentação saudável e vida no campo

 A AgroBV 2025 começou com uma programação especial voltada ao público infantil, com atividades lúdicas, interativas e educativas no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), região do Bom Intento. Durante todos os dias do evento, o espaço é para o aprendizado e também para a diversão dos pequenos.

Um dos destaques é a Pracinha da Nutrição, coordenada pelo Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). De acordo com a Prefeitura, a proposta é aproximar as crianças dos alimentos naturais, incentivar hábitos alimentares saudáveis desde cedo e valorizar tanto a merenda escolar quanto os produtos da agricultura familiar local.

Diversão garantida

No local, as crianças encontram playground, pintura livre, jogos de tabuleiro para idades entre 2 e 12 anos e um circuito que estimula o contato com o campo e a produção de alimentos. A experiência vai além das brincadeiras e busca fortalecer o vínculo com a educação fora da sala de aula.

Conforme o secretário Lincoln Oliveira, cada detalhe da programação infantil é pensado para tornar a participação das crianças mais significativa.

Desde a Praça da Nutrição até as brincadeiras, tudo foi planejado para ensinar de forma lúdica, incentivando hábitos saudáveis e valorizando o trabalho no campo”, ressaltou.

Quiz da nutrição

A Amarelinha Nutritiva, o Quiz da Nutrição, a Feirinha de Frutas com degustação e os bonecos interativos chamam a atenção da garotada. De maneira leve e divertida, as atividades ajudam por exemplo, a distinguir alimentos saudáveis dos ultraprocessados.

Além disso, o espaço tem conquistado elogios de quem acompanha o evento desde as primeiras edições. A autônoma Rebeca Almeida, que levou a filha Ana Liz, de 6 anos, ao local, afirmou que a cada ano a AgroBV se torna mais completa. “Essa pracinha é incrível, especialmente para a criança autista. A integração e a forma lúdica de apresentar os alimentos fazem toda a diferença”, disse.

Rebeca também destacou a importância da AgroBV como um espaço de lazer e valorização do setor agro. “A gente espera o ano inteiro por esse momento. As crianças já colocam no calendário. É uma valorização do pequeno produtor e de quem viveu no campo, como meu pai.”

Diversão e surpresa

Já para a servidora pública Adilsa Marialva, que visitou a AgroBV pela primeira vez com o filho Júlio César, de 11 anos, a estrutura surpreendeu. “Tudo está muito bonito e bem organizado. Aproveitei meu último dia de férias para vir com ele e foi uma ótima escolha”, contou. Júlio, por sua vez, se divertiu na Fazendinha e registrou o passeio com muitas fotos no Campo de Girassóis.

Do mesmo modo, a programação infantil ainda inclui a AgroRun Kids, uma corrida voltada para o público de 4 a 12 anos. A atividade será neste sábado, 2, às 8h30, no entorno do CDT, com percursos adaptados, medalhas de participação e muita energia.

Entre os dias 4 e 8 de agosto, cerca de 20 escolas da rede municipal também visitarão a AgroBV. Por fim, crianças seguirão uma rota guiada com parada no Campo de Girassóis, no campo experimental com cultivares locais, na Fazendinha e nos espaços lúdicos, uma imersão no conhecimento de forma prática e interativa.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Mais três integrantes de facção são presos em Roraima e Santa Catarina; sobe para 21 mandados de prisão cumpridos

Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…

11 horas ago

Videogame brasileiro tem menino yanomami como herói

Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami

11 horas ago

Homem morre na madrugada deste sábado na BR-401, em Bonfim

Segundo a PMRR, o homem ainda estava com sinais vitais, mas não resistiu e morreu…

12 horas ago

Motociclista morre após colidir contra um poste de energia no Operário

Jovem teria perdido o controle da motocicleta, batido no meio-fio e, em seguida, se chocou…

13 horas ago

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

Utilização do hormônio sem indicação é potencialmente danosa, afirmam

15 horas ago

Mondragon, campeão de MMA e subsecretário de Segurança Pública no interior do Amazonas, desaparece no Rio Negro

Irmão confirmou o desaparecimento neste sábado; as buscas foram encerradas na madrugada, sendo retomadas na…

16 horas ago