Mesmo debaixo de chuva, a comemoração dos 132 anos de Boa Vista começou cedo neste sábado (9), com a corridinhas Baby, Kids e uma corrida especial do Cabelos de Prata. E sendo a Capital da Primeira Infância a criançada nunca fica de fora dos principais eventos da cidade. Assim, a Vila Olímpica Roberto Marinho ficou pequena para tamanha fofura e disposição dos 1.500 participantes, entre bebês, crianças, adolescentes e idosos.
A 7ª edição da ‘Corridinha Kids’, reuniu cerca de mil crianças e adolescentes entre 2 e 13 anos disputando nos percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 600m, bem como 800m. As largadas aconteceram na Pista de Atletismo Rodrigo Souza. Como resultado, todas receberam medalhas de participação. Além disso, 71 crianças e adolescentes do Projeto Conviver também disputaram esta manhã.
A dona de casa, Maria Aparecida, 59 anos, chegou cedo com sua netinha, Joana Vitória, 7 anos, para a primeira largada, a de pessoas com deficiência. Joana é cadeirante, então a sua participação foi por meio da Apae Boa Vista.
“É uma felicidade trazer ela para esse evento maravilhoso que promove a inclusão de pessoas nessa condição. Ela fica muito feliz em estar no meio de outras crianças e receber sua primeira medalha de muitas. Ela tem hidrocefalia, mas graças a Deus teve a chance de participar dessa corrida hoje”, disse.
Já o empresário Thiago Lima, 36 anos, levou os filhos gêmeos, Bernardo e Benício Lima, 5 anos, para participarem pela primeira vez da corridinha.
“Para a gente é uma alegria enorme ter um evento desse nível na cidade. Eles passaram a semana toda treinando, ansiosos. Realmente uma grande comemoração de aniversário”, disse.
Por outro lado, na 3ª Edição da Corridinha Baby, quem deu um show a parte foram os bebês de 8 a 23 meses numa disputa para lá de divertida. Foram 350 inscritos, tanto do público em geral, quanto do Programa Família Que Acolhe e dos grupos de puericultura de duas unidades de saúde.
As largadas foram no Ginásio Romerão, nos percursos de 3m, 5m, 8m, 10m e 12m, conforme a idade. A competição é recreativa e busca incentivar a prática esportiva na fase da primeira infância.
Quem se deu bem logo na primeira largada foi a pequena Aysha Ariella, de 10 meses. Sua mãe Auricélia Nascimento, 32 anos, só orgulho da filha que deu seus primeiros passinhos na pista de corrida e disparou na frente.
“Ela participou nos 3 metros. Foi muito legal porque ela chegou em primeiro lugar. Muito importante a inclusão do esporte desde os primeiros meses. Essa é a primeira de muitas que ela vai participar”, disse.
Do mesmo modo, quem também mostrou que tem vitalidade e disposição para encarar uma pista de corrida foram 131 idosos do Cabelos de Prata. A gestão garantiu a inclusão dos projetos sociais nos eventos do calendário municipal.
A integrante Maria da Conceição, 71 anos, estava animada para receber mais uma medalha. Pois ela é corredora assídua da 9 de Julho há 12 anos, nas largadas da Ene Garcez. No entanto, este ano, se preparou para a corrida especial junto com seus colegas de projeto.
“Evento espetacular. Gestão nenhuma faz isso por nós. O projeto é maravilhoso e acho que em nenhum lugar do mundo tem essa valorização toda com a pessoa idosa”, disse.
Além do Cabelos de Prata e Conviver, os demais integrantes de projetos sociais também participam dos 5km da corrida principal. São 20 integrantes de cada projeto como Rumo Certo, ArtCanto, Dedo Verde e o Crescer.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido