Diversão

Cultura: 1ª Festival Internacional Sesc de Música encanta e atrai público em RR

O Teatro Municipal de Boa Vista foi palco do concerto de abertura do 1º Festival Internacional Sesc de Música de Roraima na noite dessa quarta-feira (19). O evento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) e a orquestra Jovem do SESC. O espetáculo encantou o público e promete se consolidar como um marco para a cultura musical em Roraima.

O festival é uma parceria com Prefeitura de Boa Vista e o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do IBVM e da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC). Nesse sentido, o objetivo é abranger estudantes, artistas, grupos e profissionais da arte musical.

Além disso, a ideia é mapear, conhecer e dar visibilidade ao trabalho de orquestras desenvolvido no estado de Roraima e nas diversas regiões do Brasil.

Alunos avançados e intermediários têm a oportunidade de participar de cursos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), prática de conjunto, regência, coral e ensaios abertos, incluindo aulas individuais e coletivas – masterclass.

Orquestras sinfônicas gratuitas

De acordo com Maestro Beany Cabrera, diretor artístico do IBVM, o instituto tem buscado constantemente melhorar a qualidade dos músicos e realizar o sonho de promover um festival internacional.

“O IBVM se uniu ao SESC por meio de uma parceria com a Prefeitura para manter suas atividades, focando inicialmente em professores de cordas, lutier e sopro para a orquestra. Contudo, o plano é ampliar para trazer professores de todos os instrumentos e até expandir para música popular”, destacou.

Do mesmo modo, o maestro destacou ainda que o concerto de abertura das orquestras sinfônicas deu a oportunidade para a população ter acesso gratuito à música erudita e formar uma plateia para esse estilo musical, que é pouco acessível para muitas pessoas no estado.

“Além disso, o incentivo à cultura se faz presente em diversas atividades do evento, como a aula de prática coral, aberta para a participação da comunidade, estreitando o público das ações do projeto. Além disso, debates, mediações e uma roda de conversa com músicos nacionais e internacionais convidados, professores e produtores culturais, ampliam as possibilidades e experimentações no campo da música de concerto”, finalizou.

Dessa forma, em torno de 65 artistas apresentaram as obras Sinfonia nº 5 de Jean Sibelius e Variações Enigma, de Edward Elgar. 

Conforme o policial federal, Lucas Viana, ele não podia perder a oportunidade de conhcer o teatro e prestigiar a orquestras.

“Não é qualquer lugar em Boa Vista que podemos contemplar um evento como esse. Essa é a oportunidade que a gente tem de trazer as crianças, ter uma experiência mais refinada com música de qualidade. Por isso a Prefeitura e o Sesc estão de parabéns”, disse.

Confira a programação

  • Quinta-Feira (20) – Concertos de ensemble de madeiras, metais e percussão – 19h30 – Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana) – Rua Jaranã, S/N, Mecejana. Entrada: gratuita;
  • Sexta-Feira (21) – Camerata de cordas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) – 19h30 – Paróquia Catedral Cristo Redentor – Praça do Centro Cívico, 133, Centro. Entrada: gratuita;
  • Segunda-Feira (24) – Concerto dos Professores do Festival – 20h Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana) – Rua Jaranã, S/N, Mecejana. Entrada: gratuita;
  • Terça-Feira (25) – Recital de alunos – 19h30 – Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana) – espaço aberto – Rua Jaranã, S/N, Mecejana. Entrada: gratuita.
  • Quarta-Feira (26) – Ensemble de violoncelos – 19h30 – Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo – Rua Floriano Peixoto, S/N, Centro. Entrada: gratuita;
  • Quinta-feira (27) – Quinteto de metais – 17h – Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Roraima – Av. Ville Roy, São Pedro;
  • Sexta-Feira (28) – Concerto de encerramento – 19h30 – Teatro Municipal de Boa Vista – Avenida Glaycon de Paiva, São Vicente. Entrada: ingresso R$ 10 + entrega de 2kg de alimentos não perecíveis na abertura do evento. Adquira o ingresso na Bilheteria Digital.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

7 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

31 minutos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

4 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago