Para quem pensa que o Maior Arraial da Amazônia é só para jovens e adultos, está enganado. A festa também tem lugares especiais para acolher as crianças. Afinal, a cidade tem o título de Capital da Primeira Infância. E é sempre pensando no bem-estar de todos, que a Prefeitura de Boa Vista criou o Espaço da Criança, com mesas de desenho e pintura, playgrounds, brinquedos para todas as idades, minicidade de trânsito, além do Fraldário e Cantinho da Amamentação.
Para a secretária adjunta de Educação e Cultura (SMEC), Meiry Jane Gomes, além de garantir a alegria dos pequenos, as áreas infantis também proporcionam integração entre as famílias. “Quando os pais trazem suas crianças, acabam também brincando e se divertindo com elas. Além disso, todos os brinquedos e brincadeiras é também uma forma ainda mais divertida de ensinar. Existe uma intenção pedagógica por trás, tudo foi muito bem pensado”, disse.
A auxiliar de cozinha Veronica Gonzales e o esposo Allison José, estão em todas as noites do arraial e prometem ‘gabaritar’ os 8 dias de festa. As duas filhas do casal, Saimar Gonzales e Samanta Gonzales, de 1 e 5 anos, foram recebidas com brinquedos que atendiam as fases de cada uma, o que ajuda no desenvolvimento motor, cognitivo e social.
“É tão bom vir para um evento e ter uma área pensada para as crianças, por isso estamos vindo todos os dias. Nossas filhas estão animadas e gostando de tudo. Já fazem 6 anos que estamos em Roraima e participamos de todas as edições da prefeitura. Hoje trouxemos a nossa mais nova para conhecer e ela gostou muito”, disse.
O Maior Arraial da Amazônia é também sinônimo de inclusão, recebendo todo tipo de público. Yasmin Silvana, mãe dos pequenos Josué Felipe, de 1 ano, e Victor Hugo, de 9 meses, ficou animada com a área. “O Josué é autista de nível 1 e tem certa aversão a brinquedos, mas neste espaço ele se sentiu tão bem. Os dois estão encantados, não querem mais ir embora”, disse a mãe.
O pai, Sidney Barros, destacou a importância de um lugar como este em grandes eventos. “Estávamos passando aqui por perto, e o colorido chamou atenção das crianças. Todos nós, que temos filhos e gostamos de prestigiar festas como essa, nos sentimos muito bem acolhidos. É muito bom”, completou.
Quem não gosta de dar um trato no visual? Com as crianças não é diferente. Por isso, a Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) montou um mini salão dentro do espaço. E quem não deixou de garantir um lindo penteado foi a pequena Hillary Aismar, de 5 anos. A menina teve seus cachos trançados com fitas coloridas.
Depois de ficar ainda mais bonita, a pequena correu para os braços para o pai, José Luís, que é vendedor ambulante e faz questão de deixar ela se divertir. “Ela está tão feliz, e isso deixa tudo ainda melhor. Gosto que ela se distraia, mas fico sempre atento para não deixar que ela vá longe demais. As crianças realmente precisam dessa interação”, disse.
Onde tem evento da prefeitura, tem uma área mais íntima para as mamães. A publicitária Ingreid Barbosa utilizou o local para trocar a fralda de sua bebê, Maria Setúbal. Para ela, locais como estes são essenciais. “É uma iniciativa muito boa. Estou confortável em trazer minha filha aqui porque ainda amamento, precisei trocar ela e vi esse lugar. E agora vou deixar ela brincar um pouquinho nesse ambiente”, contou.
Além de servir para os ‘clicks’ indispensáveis para quem deseja ter recordações, a garotada também brinca e se diverte. São diversos pontos espalhados por todo o arraial, com cores e formas diferentes. Enquanto os papais fazem os registros, as crianças fazem a festa.
Fonte: Da Redação
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…
Luciano Queiroz foi condenado em 2009, por participar de um esquema de prostituição de crianças…
Modalidade é voltada para compra de itens como órteses e próteses
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões