O documentário “Cristino Wapichana” e a animação “A inacreditável história do milho gigante”, dirigidos pelo cineasta Aldenor Pimentel foram selecionados para o Festival de Cinema Latino e Nativoamericano. O evento ocorre entre os dias 21 de abril a 5 de maio, em New Haven, nos Estados Unidos.
As obras do cineasta foram produzidas em 2021. O documentário roraimense é uma produção independente, com apoio da TV Universitária e tem 14 minutos de duração.
Conforme Aldenor, no videodocumentário, Cristino Wapichana fala sobre o trabalho e o reconhecimento internacional como escritor e o papel do Estado na formação de leitores. O documentário foi selecionado para o Prêmio One Earth, da Índia, e a II Mostra [em]curtas, Mostra Audiovisual Internacional Curta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Já o curta-metragem “A inacreditável história do milho gigante” realizado pela produtora Platô Filmes tem cinco minutos de duração. O cineasta explica que o filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, e conquistou quatro prêmios nacionais e internacionais.
“O mais importante foi o de melhor animação, na categoria Estudante, no 6º Festival de Cinema Mundial Indiano. Além disso, foi selecionado até agora por 15 festivais brasileiros e estrangeiros, de países como Estados Unidos, Índia, Indonésia e Nigéria, além das exibições on-line”, explica o cineasta.
A animação é inspirada em poema homônimo de Aldenor Pimentel. Dessa forma, na história produzida por ele, uma pequena formiga encontra um milho gigante no meio do lavrado.
Depois disso, um Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido