Dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão. E para celebrar a data, a Prefeitura de Boa Vista preparou uma semana com uma programação voltada a esses artistas. A abertura ocorreu nesta terça-feira (19), no Centro de Artesanato Velia Coutinho, Complexo Ayrton Senna.
Entre música, boas gargalhadas, bem como sorteio de brindes, os artesãos compartilharam sua paixão pela área, além do apoio fundamental oferecido pela prefeitura. Para Dyego Monzzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), homenagear estes profissionais em alusão ao Dia do Artesão é também celebrar a história, assim como a cultura da cidade.
“A valorização do profissional do artesanato reflete o que a prefeitura vem fazendo ao longo desses anos e o que o prefeito Arthur Henrique vem adotando como política pública voltada também ao turismo. Isso fortalece toda uma cadeia produtiva. Quando um turista compra um objeto de artesanato, leva consigo uma amostra da nossa cultura e identifica em sua cidade elementos de Boa Vista”, disse.
Atualmente, Boa Vista conta com 80 artesãos que atuam na Feirinha do Parque do Rio Branco, no Mercado São Francisco e no Centro de Artesanato Velia Coutinho. Eles são beneficiados com espaços para a comercialização de seus produtos e, além disso, recebem constantemente capacitações na área.
Isabel Cristina é expositora no Centro de Artesanato Velia Coutinho. E conforme ela, manter aquele espaço é também manter a cultura do povo sempre viva. “Aqui somos de uma geração de artesãos, onde pais e mães que passam seus ensinamentos e sua história adiante. E incentivar essa produção garante que esse conhecimento não morra. E o melhor é que a população possa conhecer e prestigiar. Além, claro, isso gera renda para boa parte dessas famílias que vivem exclusivamente disso”.
Rosângela Maria é artesã há mais de 20 anos e conta a história indígena por meio de seu trabalho. Ela é expositora da Feirinha do Parque do Rio Branco desde 2019 e, igualmente, demonstrou gratidão por todo apoio dado pelo município, inclusive com o espaço para a comercialização de seus produtos.
“A gente ficou muito tempo sem destino. A prefeitura disponibilizar esse lugar para a gente foi muito especial. Ter o turista ali podendo ver nosso trabalho em um lugar acolhedor nos deu a possibilidade de viver do que produzimos. Só tenho a agradecer”.
A Semana do Artesão em Boa Vista continua, ocasião em que os expositores, assim como os turistas contarão com apresentações musicais para animar a todos.
Confira:
22/03 – Sexta-feira
23/03 – Sábado
24/03 – Domingo
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…