Economia

73% dos nortistas projetam oportunidade de renda extra durante as festas juninas, diz Serasa

Em pesquisa inédita divulgada pela Serasa nesta quarta-feira, 4, aponta que a movimentação cultural causadas pelas festas juninas, provocam um alto impacto na economia do país, principalmente entre os entusiastas que se aventuram no ramo do empreendedorismo.

A pesquisa realizada em parcerias com o Instituto Opinion Box, ouviu 2.306 pessoas de todas as regiões do Brasil. Eventualmente, entre os principais setores beneficiados, estão a alimentação em bares, restaurantes e barracas de comidas típicas (66%), o comércio local estabelecido (59%) e o entretenimento, como shows e eventos culturais (46%), segundo os entrevistados do Norte.

Para 67% da população da região Norte, os festejos afetam positivamente os setores de comércio e serviços das cidades e geram expectativa. 76% dos entrevistados projetam renda extra no período – 51% deles pretendem usar o dinheiro sazonal para pagar dívidas.

Contudo, o efeito das festas nas comunidades vai muito além das fogueiras. De acordo com 67% dos participantes da pesquisa, há um crescimento real nas vendas do comércio local durante o mês de junho. No Norte esse número alcança 73%.  A valorização de produtos artesanais (42%), a geração de empregos temporários (39%) e o turismo (39%) são os efeitos mais visíveis da movimentação junina.

“Junho é, cada vez mais, um mês de fortalecimento das economias regionais”, define Thiago Ramos, especialista em educação financeira. “Os pequenos empreendimentos e os trabalhadores autônomos são os mais favorecidos pela geração de renda extra proporcionada pelas festas juninas cujas celebrações só crescem”, explica.

Destaque para o turismo

Embora as celebrações sejam mais tradicionais no Norte e Nordeste do país, a pesquisa da Serasa revela que 65% dos brasileiros participam ativamente das festas de junho.

A maioria celebra na própria cidade (51%), mas pelo menos 14% viajam para aproveitar as comemorações em outras cidades ou estados. A média de gastos nestes casos para deslocamento, alimentação, passagens e hospedagem, ficam abaixo dos R$300.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

51 minutos ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

11 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

13 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

15 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

16 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

16 horas ago