Economia

AgroBV 2022: prefeitura lança novo sistema de irrigação via energia solar

A Maior Feira da Agricultura Familiar trouxe muitas novidades. Entre elas, através do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), foi lançado no sábado (23), o PMDA Irrigação, um sistema de Irrigação Fotovoltaica.

A novidade tem o objetivo de ajudar os agricultores que fazem parte do plano a continuar produzindo no solo do lavrado de uma maneira mais sustentável.

O sistema conta com seis placas fotovoltaicas com potência de 440W cada. Elas estão instaladas no campo experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT).

A produção de batata-doce foi a cultura irrigada com o novo sistema no primeiro ensaio das seis cultivares da Batata em Roraima.

Sistema On grid e Off grid

Além disso, ele conta com duas formas de geração de energia. A primeira é a On grid, onde o sistema conecta-se à rede elétrica das distribuidoras de energia e que injeta, nesta rede, o excedente de energia produzida pelos painéis ou o inverso, quando consome energia destas distribuidoras.

Ao final de cada período, apura-se quanto o sistema consumiu e quanto injetou na rede, pegando-se a diferença ou ficando com crédito no mês seguinte.

Já no modo Off grid, o sistema é independente, não interligado à rede das distribuidoras. Ele também pode ser utilizado sem baterias para o consumo imediato ou com o uso de baterias para armazenar a energia produzida durante o dia e que será consumida quando o sistema puder gerar energia, como em dias nublados ou à noite.

Conforme o prefeito Arthur Henrique (MDB), o sistema gera lucros para a agricultura familiar, pois capta a luz do sol e transforma em energia elétrica. Dessa forma, reduz o custo com diesel.

“Isso vai ajudar na irrigação de diversas culturas no período de verão. Acreditamos que estamos no caminho certo com esse mais novo investimento”, disse.

A representante da comunidade indígena Darora, Marinalva Augusto, disse que acredita que crescerão ainda mais com a ajuda do programa.

“Estou muito feliz em representar as mulheres da agricultura indígena. Plantamos macaxeira, abóbora, batata-doce, milho, feijão, melão e banana tudo com a ajuda do PMDA e acreditamos que vamos crescer ainda mais”, afirmou.

Energia solar

Boa Vista completou então, 5 anos de produção de energia solar com seis usinas fotovoltaicas. Elas estão localizadas no Teatro Municipal, Mini Terminal Luiz Canuto Chaves, Mercado Municipal São Francisco, Palácio 9 de Julho, bem como estacionamento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Além disso, outros 75 abrigos climatizados de ônibus também recebem placas solares.

O PMDA

Desde sua criação em 2018, o programa beneficiou 800 famílias e agora trabalha para chegar nas primeiras 1.000 famílias da agricultura familiar e comunidades indígenas.

Do mesmo modo, a prefeitura de Boa Vista investiu R$ 13 milhões até 2022, com assistência técnica, máquinas, grãos, insumos e capacitação para os agricultores de Boa Vista.

A feira

A maior feira da agricultura familiar de Roraima, a Agrobv 2022 está atraindo a população para visitação ao campo de girassóis e para acompanhar as diversas exposições no local.

Po fim, o evento, que está sendo realizado entre os dias 22 a 24 de julho no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na entrada do Bom intento (Km 5).

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

1 hora ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

1 hora ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

2 horas ago

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

4 horas ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

5 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

7 horas ago