Empresário pretende fazer mudanças de hábitos para economizar energia - Foto: Jader Souza/ALE-RR
Com a intensificação do calor em Roraima, cresce também o uso de equipamentos para amenizar as altas temperaturas. O que impacta no maior consumo de energia elétrica. Para o consumidor, isso pode se tornar um pesadelo no final do mês, como aconteceu com o empresário Guilherme Nascimento, morador de Boa Vista. Ele foi surpreendido ao receber a conta de energia de setembro no valor de R$ 860. O Procon Assembleia faz um alerta importante para evitar surpresas desagradáveis como essa.
“Quando chegou a conta, levei um susto. Antes, a gente pagava em torno de R$ 500, R$ 600, mas agora veio R$ 860. E olha que estamos conscientes de que usamos bastante, mas esse valor impacta demais. Em casa, tem duas centrais [de ar condicionado] ligadas direto, porque temos um bebê pequeno que não aguenta o calor. No nosso escritório também não tem como trabalhar sem ar-condicionado. Só que esse custo está ficando inviável”, reclamou.
Com o aumento do valor da conta de energia, o empresário então já considera reduzir o horário de funcionamento do escritório. Além disso, pretende até mesmo migrar parte do atendimento para o sistema home office.
“Em casa, dá para ligar só o ventilador, segurar um pouco o calor. A gente tem que se adaptar, fazer sacrifícios, porque esse valor de R$ 860 representa quase 70% de um salário-mínimo. Pesa muito no orçamento de qualquer família”, frisou.
Diante da situação enfrentada pelo empresário e por tantos outros consumidores, o Procon Assembleia então faz um alerta. “É importante verificar o quanto está sendo consumido em quilowatts e comparar com o valor total da conta. O consumidor pode fazer esse cálculo com base na tarifa vigente e, caso encontre alguma inconsistência ou não compreenda a cobrança, deve procurar o Procon Assembleia. Estamos prontos para orientar e, se necessário, intermediar reclamações”, explicou o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho.
Ele também orienta que muitas famílias podem ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, prevista em lei federal, que concede descontos na conta de energia elétrica. O benefício é destinado a famílias de baixa renda que estejam inscritas em programas sociais, como o Bolsa Família, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e pessoas com deficiência que utilizem aparelhos elétricos de forma contínua.
“Infelizmente, vivemos num estado com temperaturas muito altas. O uso de climatizadores acaba sendo uma necessidade, não um luxo. Mas o consumidor pode buscar alternativas, como a substituição por aparelhos mais econômicos, com tecnologia inverter, e o desligamento de equipamentos em horários em que não estão sendo usados”, acrescentou.
Com a recente conclusão da interligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio do Linhão de Tucuruí, muitos consumidores têm questionado se o aumento nas faturas já seria reflexo dessa mudança. Em nota oficial, a Roraima Energia, empresa responsável pela distribuição no estado, esclareceu que ainda não houve nenhuma alteração nas tarifas praticadas.
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já declarou a operação comercial da interligação de Roraima ao SIN. No entanto, até o momento, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ainda não comunicou a data de início da aplicação das novas regras tarifárias, como a cobrança das Bandeiras Tarifárias. Ou seja, até agora, nada muda para o consumidor”, informa a distribuidora.
A Roraima Energia também explicou que, quando a Aneel oficializar a nova etapa da operação, o estado passará a adotar o sistema de bandeiras tarifárias, sistema já vigente em outras regiões do país, que sinaliza o custo da geração de energia em determinado período. No entanto, a tarifa base continuará a mesma até uma nova revisão tarifária prevista para janeiro de 2026.
Presidido pela deputada Tayla Peres (Republicanos), o Procon Assembleia tem a missão de proteger, defender e orientar a sociedade, por meio do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Entre os serviços oferecidos estão orientações presenciais em centros comerciais, capacitações para comerciantes, distribuição de panfletos informativos e conciliação entre consumidores e vendedores em casos de reclamações protocoladas.
Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede, localizada na avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis, ou na sala 306 do Fórum da Cidadania, na área central de Boa Vista (antigo Palácio Latife Salomão). O Procon Assembleia também atende pelo WhatsApp (95) 98401-9465 ou pelo endereço eletrônico al.rr.leg.br/procon/.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos