Economia

Bancos promovem mutirão para negociação de dívidas

Entre os dias 1º e 30 de novembro, ocorre o tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

A ação tem o objetivo de ajudar o consumidor a fazer a melhor negociação de suas dívidas com o banco e reequilibrar suas finanças.

Para participar da campanha, o interessado deve acessar a página do mutirão criada especialmente para esta iniciativa. Dessa forma, o consumidor encontra diversas orientações com dicas para organizar finanças e negociar dívidas em atraso.

Além disso, a pessoa tem acesso aos canais diretos dos bancos e acesso à plataforma de mediação ConsumidorGovBr. O sistema criado pela Senacon conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Na página do mutirão, o interessado também encontrará o link para o Registrato, sistema do Banco Central que possibilita acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). Nessa aba, é possível ver a lista de dívidas em seu nome perante as instituições financeiras.

Da mesma forma, o consumidor poderá navegar por conteúdo exclusivo sobre educação financeira. Por meio da Plataforma Meu Bolso em Dia, desenvolvido por especialistas financeiros, bem como da psicologia econômica.

Quem pode participar?

Podem participar do mutirão pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia, que estejam em atraso e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras. Assim, na página, o consumidor é direcionado por links para conseguir ajuda no Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor da sua região.

Já é mais de 22 milhões o volume total de contratos em atraso repactuados. Conforme os números do período entre 2020 e 2022, que superam R$ 1,1 trilhão de saldo negociado.

No último Mutirão, 1,7 milhão de contratos foram renegociados, trazendo alívio financeiro imediato para empresas e consumidores endividados.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Famílias ameaçadas de despejo conseguem decisão liminar para permanecerem no local

As seis famílias vivem há 15 anos no bairro São Vicente; decisão liminar garantiu que os moradores tenham…

10 horas ago

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro

11 horas ago

Em Roraima mais de 170 mil pessoas têm dívidas e não sabem; descubra se você é um deles

Mais de 62,2 milhões de consumidores no Brasil têm dívidas disponíveis para negociação, mas nunca…

12 horas ago

Boa Vista intensifica recolhimento de embalagens de agrotóxicos na zona rural

Ação busca reduzir impactos ambientais e promover práticas agrícolas mais seguras

13 horas ago

‘Cabeça’ de grupo especializado em assalto a garimpos é preso em Boa Vista

Ao todo, ação cumpriu 22 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva…

13 horas ago

Obra ‘Cartas do Norte’ reúne relatos de mães atípicas e amplia debate sobre TEA em Roraima​

Lançamento acontece a partir das 19h desta quinta-feira, 11, no Complexo de Artes do Campus…

14 horas ago