Economia

Bancos promovem mutirão para negociação de dívidas

Entre os dias 1º e 30 de novembro, ocorre o tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

A ação tem o objetivo de ajudar o consumidor a fazer a melhor negociação de suas dívidas com o banco e reequilibrar suas finanças.

Para participar da campanha, o interessado deve acessar a página do mutirão criada especialmente para esta iniciativa. Dessa forma, o consumidor encontra diversas orientações com dicas para organizar finanças e negociar dívidas em atraso.

Além disso, a pessoa tem acesso aos canais diretos dos bancos e acesso à plataforma de mediação ConsumidorGovBr. O sistema criado pela Senacon conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Na página do mutirão, o interessado também encontrará o link para o Registrato, sistema do Banco Central que possibilita acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). Nessa aba, é possível ver a lista de dívidas em seu nome perante as instituições financeiras.

Da mesma forma, o consumidor poderá navegar por conteúdo exclusivo sobre educação financeira. Por meio da Plataforma Meu Bolso em Dia, desenvolvido por especialistas financeiros, bem como da psicologia econômica.

Quem pode participar?

Podem participar do mutirão pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia, que estejam em atraso e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras. Assim, na página, o consumidor é direcionado por links para conseguir ajuda no Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor da sua região.

Já é mais de 22 milhões o volume total de contratos em atraso repactuados. Conforme os números do período entre 2020 e 2022, que superam R$ 1,1 trilhão de saldo negociado.

No último Mutirão, 1,7 milhão de contratos foram renegociados, trazendo alívio financeiro imediato para empresas e consumidores endividados.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

49 minutos ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

2 horas ago

Rodrigo Cataratas é condenado a 16 anos de prisão por liderar grupo criminoso na Terra Yanomami

Ministério Público Federal denunciou o empresário em 2022

3 horas ago

Final da 3ª Copa Macuxi de Futebol será neste domingo, 1º

Evento esportivo será na comunidade Darôra, com entrega de troféus e medalhas

4 horas ago

Homem embriagado agride companheira com socos no rosto e quebra celular, em Caracaraí

Segundo relato, um dos socos teria atingindo o olho esquerdo causando hematoma

4 horas ago

Mulher guianense é vítima de violência doméstica sofrida pelo companheiro em Bonfim

Casal estava ingerindo bebida alcóolica em Lethen/Guiana, quando iniciaram as discussões motivadas por ciúmes; homem…

6 horas ago