Economia

Confira dicas do Procon BV para não cair na ‘Black Fraude’

A “Black Friday” é um evento de compras famoso pelos grandes descontos e promoções em uma variedade de produtos como eletrônicos, roupas bem como eletrodoméstico, além de artigos para casa.

Nesse ano, ela ocorre em 29 de novembro. E como é de praxe nessas relações de consumo, é preciso muita atenção para não cair numa “Black Fraude”. Também é importante planejamento, muita atenção aos preços e promoções.

Procon Boa Vista preparou dicas especiais sobre a Black Friday

  • Planeje e não haja por impulso: Não caia na “lábia” das “publis”! Faça uma lista do que realmente precisa e defina um orçamento. Evite compras impulsivas ou que não “caibam no bolso”.
  • Compare preços: Pesquise os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday para ter certeza de que as ofertas são realmente vantajosas. Utilize sites de comparação de preços e acompanhe as promoções durante a semana que antecede o evento.
  • Fique atento aos “gatilhos mentais”: As empresas usam táticas para levar o consumidor a comprar mais, como “últimas unidades!” ou “descontos por tempo limitado!” Por isso, mantenha a calma e não se deixe levar pela pressão.
  • Verifique a reputação da loja: Antes de comprar, certifique-se de que a loja é confiável e oferece um bom serviço de atendimento ao cliente. Leia avaliações de outros compradores. Além disso, leia os termos e condições das ofertas, como prazos de entrega, políticas de devolução e custos de frete.
  • Venda casada: O fornecedor pode oferecer produtos vinculados dentro de uma promoção desde que sejam, também, adquiridos separadamente. A informação deve estar clara no anúncio. Entretanto, acontece a “venda casada” quando o fornecedor de produtos ou serviços condiciona que o consumidor só pode adquirir o primeiro produto se adquirir o segundo. Dessa forma o Procon Boa Vista alerta que a prática é configurada como ilegal bem como abusiva. Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
  • Documente tudo: Não deixe de guardar todos os comprovantes relacionados à compra. Inclusive o código de rastreamento, pois isso vai garantir, dentre outros direitos, o de arrependimento (saiba mais abaixo).
  • Política de parcelamento: O ideal é sempre fazer pagamento à vista. Mas se a opção melhor for o parcelamento, se atente às diferenças de preços entre as modalidades de compra. As lojas podem mudar o valor conforme o tipo de pagamento escolhido, mas desde que seja informado ao consumidor.
  • Para reclamar com razão: Importante lembrar que o consumidor tem prazo de até 30 dias para reclamação relacionadas a bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis. Dentro desse prazo, o consumidor pode acionar os canais de atendimento do vendedor, e se não tiver sucesso, pode formalizar reclamação no Procon Boa Vista (saiba mais abaixo).
  • Compras online requerem mais cuidado: Por questões de comodidade, muitos preferem comprar pela Internet. Porém, antes de clicar em “Enviar para o carrinho” e inserir os dados do cartão de crédito, o consumidor deve antes verificar se o site é confiável. O endereço da loja virtual deve começar com “https://”. Além disso, o site deve exibir o CNPJ da empresa ou CPF da pessoa responsável, além do endereço físico da loja ou endereço eletrônico para ser contactada. Em caso de dúvida, basta consultar portais como o Site Confiável e o Reclame Aqui.
  • Direito de arrependimento: Se a compra for online, via telefone ou por meio do WhatsApp, o consumidor tem direito ao arrependimento. O Art. 49, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece o prazo de sete dias a partir do dia da compra ou recebimento do produto, para desistir da compra. O valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete. Porém, se a compra for em loja física, é preciso verificar a política de devolução da loja.

Procon Boa Vista

O consumidor pode entrar em contato com o Procon Boa Vista. Em caso de dúvidas e necessidade de auxílio para resolver problema relacionado a compras no comércio como práticas abusivas, o telefone é (95) 98400-4441, também pode contatar pelo e-mail e Instagram. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 – Centro. Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista na aba direito do consumidor

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

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