Economia

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros, revela pesquisa da Serasa

O ritual cristão de celebrar o domingo de Páscoa com ovos e chocolates está sendo alterado na casa de 38% dos consumidores brasileiros. É o que mostra uma pesquisa produzida pela Serasa, para avaliar impactos do momento econômico na data do coelhinho.

O estudo, realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, explica que 26% dos consumidores tiveram que priorizar despesas essenciais, como aluguel, contas básicas e alimentação. E 11% relatam que o desemprego ou a falta de renda foi o impeditivo.

Entre os 38% que admitiram que não vão adquirir chocolates, ovos e outros produtos típicos da celebração neste ano, 14,4% apontam exclusivamente a “falta de condições financeiras”. No entanto, 11,7% creditam ao que consideram “preços altos”. Outros 10,4% admitiram que têm “outras prioridades” de despesas no momento.

Embora 52% dos entrevistados tenham admitido que não se planejam para compras de Páscoa, 43,3% dos que já decidiram comprar ovos e chocolates pretendem gastar até R$ 150. Desse total, 18% afirmou que esse valor é maior comparado aos gastos da data no ano passado. Com relação ao pagamento, 20% informou que aproveitam para comprar quando há promoção de crédito, como, por exemplo, parcelamento sem juros.

Realizada entre 3 e 14 de abril, a pesquisa revela também que 13% dos consumidores enxergam na Páscoa uma oportunidade de renda extra. Estes, por sua vez, vendem especialmente ovos, trufas e bombons artesanais. Pelo menos 3,3% deles sentiram necessidade de reforçar o orçamento, enquanto 2,9% dos entrevistadores pretendem usar o dinheiro extra para quitar dívidas.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

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