Economia

Empresários e instituições financeiras movimentam AgroBV 2025 com inovações e oportunidades de crédito

A AgroBV 2025 se consolida mais uma vez como um importante ambiente de negócios e geração de oportunidades no agronegócio local. Ao todo, 84 empresas participam do evento, apresentando máquinas, insumos, tecnologias e soluções inovadoras para potencializar a produção no campo.

Além disso, grandes instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) também marcam presença com linhas de crédito voltadas especialmente para o produtor rural.

A expectativa este ano é de que a movimentação econômica supere a marca de R$ 50 milhões em negócios, entre vendas e prospecções. Conforme a Prefeitura, em 2024, a feira movimentou cerca de R$ 30 milhões.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, o evento se tornou referência quando o assunto é economia. “Nosso objetivo sempre foi conectar o produtor com quem oferece soluções reais para o campo. A AgroBV cresceu e hoje é referência em inovação, crédito e negócios no agronegócio. Criamos um espaço onde as empresas conseguem expor suas tecnologias, enquanto o agricultor encontra acesso facilitado ao que precisa para produzir mais e melhor,” destacou.

Fortalecimento da economia

A estrutura da feira permite ao visitante circular entre os estandes, conhecer de perto máquinas de última geração, soluções em drones, sementes, fertilizantes, bem como irrigação, além de tirar dúvidas e simular financiamentos diretamente com os representantes das instituições bancárias.

“Desde 2017, trabalhamos para construir um ambiente que apoie o pequeno, médio e grande produtor. A AgroBV é o resultado desse planejamento. Aqui, o agricultor tem acesso direto ao que há de mais atual no mercado e pode tomar decisões com base naquilo que vê e testa. Isso fortalece a economia local, gera renda e fomenta o uso de tecnologia no campo,” afirmou o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva.

AgroBV 2025: Uma verdadeira vitrine para empresários

A participação empresarial tem se ampliado a cada edição. Portanto, este ano, a presença de empresas especializadas em drones agrícolas e tecnologia de precisão aumentou significativamente, refletindo a tendência de modernização do setor e a demanda crescente por soluções sustentáveis.

Participando pela primeira vez da AgroBV, o empresário Júnior Rodrigues, da empresa Pulveriza Drones, veio com boas expectativas e já comemora os resultados. A empresa atua com serviços de pulverização agrícola via drones, oferecendo aplicação de herbicidas, fungicidas e outros produtos para lavouras e pastagens.

Ele destacou o ambiente favorável para conexões e a boa movimentação de público.“Fizemos uma pesquisa antes e ouvimos ótimos comentários sobre a AgroBV, então decidimos participar. Está tudo muito bem organizado. Estamos contentes com o nosso estande. Já conseguimos muitos contatos importantes e temos certeza de que o fim de semana será ainda melhor,” contou.

Giovana Matos, representante de uma empresa do setor de maquinário agrícola, participa da AgroBV há, pelo menos, três anos e reforçou o impacto positivo do evento na aproximação com o pequeno produtor. “Aqui em Roraima temos poucas feiras desse porte. A AgroBV é uma vitrine que nos conecta com públicos que muitas vezes ainda não conheciam a empresa, principalmente os pequenos produtores. Esse contato direto ajuda a posicionar nossa marca e mostrar que nossos equipamentos são acessíveis e tecnológicos,” afirmou.

Segundo ela, o foco da empresa nesta edição está na prospecção de clientes e na ampliação do reconhecimento da marca. “A expectativa é atingir entre 50 e 100 novos produtores com potencial real de aquisição. A AgroBV ajuda não só nas vendas, mas no relacionamento e no alcance de novas regiões, inclusive com a presença de estudantes e produtores de outros municípios,” completou Giovana.

Opprtunidades na AgroBV 2025

Quem também avaliou positivamente a participação na feira foi Lucimar De Luca, diretor de negócios do Sicredi em Roraima. A presença no evento tem como foco o relacionamento direto com produtores, comerciantes e visitantes. “Estar em um evento como a AgroBV é essencial para nós. Muitos ainda não conhecem o Sicredi, e aqui temos a chance de apresentar nossos serviços, criar vínculos e mostrar como podemos contribuir com o desenvolvimento local. A feira é uma grande vitrine,” destacou.

Guiana marca presença com produtos típicos

A AgroBV também conta com a participação do Consulado Geral da República Cooperativista da Guiana, que tem um estande exclusivo onde se comercializa produtos típicos guianenses, como mel, macarrão, temperos, bebidas e cosméticos.

A presença da representação de um país vizinho e parceiro de negócios fortalece o intercâmbio comercial e promove a integração regional por meio do agronegócio e da cultura.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

3 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

4 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

5 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

6 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

6 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

7 horas ago