Economia

I Festival Coisas das Hermínias reunirá mulheres empreendedoras anônimas da economia criativa roraimense

Um evento voltado à economia criativa promete reunir mulheres talentosas, que fazem da arte seu principal meio de vida, com a geração de emprego e renda. Trata-se do I Festival Coisas das Hermínias, que acontecerá no dia 27 de setembro, das 8h às 12h. O evento ocorrerá no Colégio Estadual Militarizado Doutor Hitller Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade.

Com recurso da Política Nacional Aldir Blanc, programa do Governo Federal, executado pelo Ministério da Cultura (MinC), o evento é gratuito e aberto ao público.

De acordo com a organizadora do Festival, Débora Cristina Sousa, a ideia é inspiração na peça teatral “Minha Mãe é uma Peça”, interpretada pelo saudoso ator nacional Paulo Gustavo, falecido em 2021, em decorrência da Covid-19.

Empreendedora no ramo de doces e confeitaria há mais de 22 anos, Débora faz dos seus produtos uma verdadeira arte. “As Hermínias são inspirações vivas, mulheres fortes, empoderadas, criativas, que cuidam, empreendem e conseguem fazer da vida uma verdadeira arte. Esse projeto é uma homenagem a todas elas, que mesmo no anonimato não deixam de ser extraordinárias”, enalteceu Débora.

O evento contará com a participação de 40 expositores com diversos produtos voltados ao artesanato, à área da moda, gastronomia, dentre outros serviços. “São empreendedoras anônimas que terão a oportunidade de expor para toda a sociedade os seus talentos. O processo de seleção delas foi bem criterioso que foi feito por meio do aplicativo de relacionamento Instagram, no endereço eletrônico @festival_herminias”, informou.

Serviços

O I Festival Coisas das Hermínias contará ainda com serviços gratuitos voltados a comunidade, como serviços de beleza, como cortes de cabelo femininos e masculinos, manicure, limpeza de pele, sorteio de brindes e de aplicação de massagens terapêuticas, aplicação de ventosa, doação de mudas de plantas ornamentais, atendimentos jurídicos e psicológicos, bem como a doação de perucas para mulheres com câncer,  aulas de defesa pessoal e de dança, oficinas de arte em pasta americana, de biscuit, de colocação de bobs de cabelo, entre outros serviços.

Apoio

O I Festival Coisas das Hermínias tem o financiamento Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC). E acontece, sobretudo, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de 2025.

O evento conta com a realização do Colégio Militarizado Dr. Luiz Hitller Brito de Lucena, e com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da UBS Délio Tupinanbá.

Conta ainda com apoio do Governo de Roraima, assim como da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e Conselho Estadual de Cultura de Roraima (CEC-RR).

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

22 minutos ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

2 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

3 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

4 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

4 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

5 horas ago