Economia

Justiça tomará mesma decisão nos processos contra a By Money

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) determinou que todos os processos envolvendo a empresa By Money sejam decididos de forma conjunta.

Ocorre que os processos contra a empresa estavam sendo distribuídos para todas as Varas do TJRR, o que poderia ocasionar em decisões conflitantes. Assim, as pessoas com o mesmo problema poderiam ter respostas diferentes na Justiça.

De acordo com o documento do TJRR, só em julho deste ano, tramitavam aproximadamente 566 processos contra a By Money. O relatório diz também que podem ter ainda mais ações contra a empresa.

Dessa forma, o desembargador Almiro Padilha solicitou a instauração de um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR). Agora, todos os processos sobre o caso terão decisão conjunta, como explica a advogada Dolane Patrícia,. Elas defende cerca de 400 processos sobre o caso.

“Essa modalidade é uma inovação trazida pelo novo Código de Processo Civil, então ela é regulamentada. O principal objetivo dela é identificar processos que contenham a mesma questão de direito pra decisão conjunta e foi exatamente o que aconteceu nesse caso da By Money”, informou.

Justiça

A advogada ressaltou que, com a decisão, os processos tramitarão mais rápido, assim como o número de recursos irá diminuir. Ela também destacou a importância das vítimas buscarem ajuda na Justiça, pois só assim podem recuperar o dinheiro perdido.

É importante falar que a chance das pessoas receberem os seus valores investidos é na Justiça. A única chance que tem. Porque a empresa está comprando bens em nome de terceiros com o dinheiro dos investidores. Nós já temos documentos nesse sentido que comprovam essa afirmação”, disse.

Operação Loki

A Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Loki” em abril deste ano para investigar um esquema de pirâmide financeira na empresa By Money. O esquema movimentou mais de R$ 90 milhões.

Segundo a PF, a empresa prometia rendimentos de até 20% mensais dos valores investidos pelas vítimas. A By Money justificava os ganhos por ter, supostamente, um alto desempenho no mercado financeiro. Além disso, os clientes recebiam um percentual dos lucros das pessoas que indicassem para o “investimento”.

Operação ilegal

A By Money não tinha habilitação legal para operar no mercado de capitais. A PF investiga a empresa por crimes contra a economia popular, contra o sistema financeiro, exercício irregular de cargo, profissão, atividade ou função, além de associação criminosa.

Fonte: Da Redação

Fabiola Valentina

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

9 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

12 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

13 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

13 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

13 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

15 horas ago