A Black Friday é uma campanha que virou sucesso mundial. E ela também se tornou uma tradição em Roraima. E para evitar dor de cabeça, o Procon BV tem dicas para orientar os consumidores.
Conforme os dados da Fecomércio, o Estado deve movimentar cerca de R$ 9,65 milhões em compras no período. Por isso, o Procon BV iniciou o trabalho de orientação ainda no começo do mês. Isso porque, muitas empresas transformaram a Black Friday 2023 em uma grande promoção mensal.
O sucesso é tão grande que o próprio Google criou um espaço exclusivo para essas ofertas. Por isso, conforme a secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, existem dicas básicas para evitar problemas com as compras na Black Friday deste ano. Mas, a principal delas é o cuidado com as compras virtuais.
“A principal reclamação é sobre os sites fraudulentos e os golpes. Por isso, a gente reforça o cuidado que todo o consumidor deve ter ao clicar em links recebidos por e- mail, pelo whatsapp ou por mensagens. Ou ainda, ao clicar em links patrocinados em redes sociais. Porque, geralmente, esses sites são falsos e servem só para captar as informações dos consumidores para os futuros golpes. Então, o melhor é sempre usar os sites oficiais das empresas”.
Além dessas dicas, a secretária do Procon BV também explicou alguns direitos dos consumidores para as compras virtuais, como por exemplo, o direito ao arrependimento. Essas e outras orientações estão no podcast do presidente do MDB Roraima, Romero Jucá.
“A Black Friday é uma campanha importante para a economia do país e especialmente para o comércio virtual. Ela também ajuda os consumidores que se planejam o ano inteiro para investir na compra de um item de maior valor, por exemplo. Mas, é importante aproveitar com segurança. E neste caso, as dicas do Procon BV ajudam muito”.
Para quem vai fazer as compras virtuais, o Procon BV lembra que o Código de Defesa do Consumidor garante o chamado direito ao arrependimento. Esse, portanto, é um direito específico para as compras online, conforme a secretária executiva, Sabina Tricot.
“O direito ao arrependimento diz que o consumidor pode devolver o produto, mesmo que ele esteja em perfeitas condições, e receber o seu dinheiro de volta. Porém, quem compra tem que ficar atento ao prazo. Porque o direito ao arrependimento só vale até sete dias após o recebimento do produto”.
Contudo, a mesma regra não vale para as compras em lojas físicas. Neste caso, a troca só pode ser feita se o produto tiver algum defeito ou vício. Por isso, a orientação do Procon BV é para que, antes da compra, os consumidores verifiquem a política de troca de cada empresa.
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Para quem vai fazer compras virtuais, o Procon BV lembra que o Código de Defesa do Consumidor garante o chamado direito ao arrependimento. Esse, portanto, é um direito específico para as compras online, conforme explicou a secretária executiva, Sabina Tricot.
“O direito ao arrependimento garante que o consumidor pode devolver o produto, mesmo que ele esteja em perfeitas condições, e receber o seu dinheiro de volta. Porém, o consumidor tem que ficar atento ao prazo. Porque o direito ao arrependimento só pode ser manifestado até sete dias após o recebimento do produto”.
Contudo, a mesma regra não vale para as compras em lojas físicas. Neste caso, a troca só pode ser feita se o produto apresentar algum defeito ou vício. Por isso, a orientação do Procon BV é para que os consumidores verifiquem antes da compra, a política de troca da empresa.
O Procon BV mantém dois canais de atendimento online. Desta forma, para registrar alguma ocorrência, é só acessar o Portão do Cidadão, no site da Prefeitura de Boa Vista, ou enviar um e- mail para procon@boavista.rr.gov.br.
Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito ainda pelo Instagram (@proconboavista) ou por mensagem de texto no whatsapp 95 98400 4441. A sede do Procon BV fica na avenida Ville Roy, 6606, Centro. E o atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta.
Fonte: Da Redação
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