Foto: divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a lei que institui o Código de Defesa do Contribuinte, beneficia bons pagadores e torna mais rígidas as regras contra devedores contumazes.
“Um dos principais objetivos da lei é impedir que empresas usem brechas legais para, ao longo de anos, ficarem sem pagar impostos. Portanto, prejudicando de forma desleal as instituições sérias que concorrem com elas. Além disso, todo cidadão que cumpre com suas obrigações em dia”, diz nota do governo federal.
Assim, nova legislação cria a figura do “devedor contumaz”, pessoa que pratica inadimplência reiterada, utilizando a prática como estratégia de negócio.
“Quem for comprovadamente um devedor contumaz fica impedido de receber benefícios fiscais, contratar com o Poder Público e não é beneficiado com extinção de punibilidade em crimes tributários caso pague o tributo”, acrescenta a nota.
Ao mesmo tempo em que coíbe a ação de sonegadores. A lei traz benefícios às empresas que têm um bom histórico de pagamento, com a instituição do Programa de Estímulo à Conformidade Tributária (Sintonia). Portanto, a lei também cria o Programa de Conformidade Cooperativa Fiscal (Confia) e o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (Programa OEA), no âmbito aduaneiro.
Fonte: Agência Brasil
Pesquisa mostrou que, em agosto de 2025, 88% das famílias roraimenses estavam endividadas
Documento quadrienal é elaborado pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos contra…
Remédio é produzido com o anticorpo lecanemabe
Conheça os animais que vivem e são protegidos entre as trilhas e árvores do local
Prazo para devolução de descontos indevidos foi prorrogado em novembro
Os presos eram monitorados por investigação de crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa