Economia

Mais de 600 roraimenses têm direito ao lote residual do Imposto de Renda

Cerca de R$ 2,4 milhões será distribuído entre 672 contribuintes de Roraima, que têm direito ao lote residual do Imposto de Renda do mês de abril. Os valores já estão disponíveis para consulta nesta quarta-feira, 23.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“.

A página tem orientações e canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração. Isso por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocada.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones. Ele possibilita consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O órgão realiza pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.

Reagendamento

Para não haver prejuízo ao contribuinte, a Receita oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo agente financeiro Banco do Brasil (BB) pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito.

Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf. Ou então ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

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