Economia

Manga, tomate e café puxam inflação de 2,99% no 1º semestre deste ano

A inflação oficial do país subiu 2,99% no primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo IBGE, por meio do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Os preços continuam em alta e impactam diretamente o orçamento dos consumidores.

Alimentos puxam a inflação: manga sobe mais de 75%

Entre os produtos que mais encareceram, a manga lidera com alta de 75,1% no acumulado do ano. O tomate aparece logo em seguida, com aumento de 56,06%. Em terceiro lugar, o café moído, com variação de 42,9%, se destacou como um dos maiores vilões do período.

Na sequência, aparecem o pepino (40,57%) e o morango (39,89%). Esses cinco itens tiveram as maiores altas entre os alimentos, segundo o levantamento.

Além disso, o cafezinho consumido fora de casa, como em padarias e lanchonetes, também subiu: 12,26%. Os dois produtos juntos pressionaram o grupo “bebidas e infusões”, que acumulou alta de 14,2%.

Legumes e ovos também pesaram

O grupo “tubérculos, raízes e legumes” registrou aumento de 25,86%. O destaque foi o tomate, seguido por cebola (26,8%), pimentão (20,26%) e abobrinha (19,78%). Já o ovo de galinha teve alta de 16,63%, pressionando o grupo “aves e ovos”, que subiu 7,88%.

Transporte por aplicativo sobe quase 23%

Outro peso no bolso do consumidor foi o transporte por aplicativo, com inflação de 22,99% no semestre. Além disso, houve aumentos em:

  • Integração do transporte público: 12,16%;
  • Ônibus urbano: 6,23%;
  • Trem: 5,37%;

Por fim, mesmo com essas altas, o grupo “transporte público” recuou 1,32%, puxado por reduções em outras passagens.

Fonte: Portal R7

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

11 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

13 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

14 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

14 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

15 horas ago