Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
A inflação oficial do país subiu 2,99% no primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo IBGE, por meio do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Os preços continuam em alta e impactam diretamente o orçamento dos consumidores.
Entre os produtos que mais encareceram, a manga lidera com alta de 75,1% no acumulado do ano. O tomate aparece logo em seguida, com aumento de 56,06%. Em terceiro lugar, o café moído, com variação de 42,9%, se destacou como um dos maiores vilões do período.
Na sequência, aparecem o pepino (40,57%) e o morango (39,89%). Esses cinco itens tiveram as maiores altas entre os alimentos, segundo o levantamento.
Além disso, o cafezinho consumido fora de casa, como em padarias e lanchonetes, também subiu: 12,26%. Os dois produtos juntos pressionaram o grupo “bebidas e infusões”, que acumulou alta de 14,2%.
O grupo “tubérculos, raízes e legumes” registrou aumento de 25,86%. O destaque foi o tomate, seguido por cebola (26,8%), pimentão (20,26%) e abobrinha (19,78%). Já o ovo de galinha teve alta de 16,63%, pressionando o grupo “aves e ovos”, que subiu 7,88%.
Outro peso no bolso do consumidor foi o transporte por aplicativo, com inflação de 22,99% no semestre. Além disso, houve aumentos em:
Por fim, mesmo com essas altas, o grupo “transporte público” recuou 1,32%, puxado por reduções em outras passagens.
Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…
Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…
Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…
Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana
Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos
Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…