Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
A inflação oficial do país subiu 2,99% no primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo IBGE, por meio do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Os preços continuam em alta e impactam diretamente o orçamento dos consumidores.
Entre os produtos que mais encareceram, a manga lidera com alta de 75,1% no acumulado do ano. O tomate aparece logo em seguida, com aumento de 56,06%. Em terceiro lugar, o café moído, com variação de 42,9%, se destacou como um dos maiores vilões do período.
Na sequência, aparecem o pepino (40,57%) e o morango (39,89%). Esses cinco itens tiveram as maiores altas entre os alimentos, segundo o levantamento.
Além disso, o cafezinho consumido fora de casa, como em padarias e lanchonetes, também subiu: 12,26%. Os dois produtos juntos pressionaram o grupo “bebidas e infusões”, que acumulou alta de 14,2%.
O grupo “tubérculos, raízes e legumes” registrou aumento de 25,86%. O destaque foi o tomate, seguido por cebola (26,8%), pimentão (20,26%) e abobrinha (19,78%). Já o ovo de galinha teve alta de 16,63%, pressionando o grupo “aves e ovos”, que subiu 7,88%.
Outro peso no bolso do consumidor foi o transporte por aplicativo, com inflação de 22,99% no semestre. Além disso, houve aumentos em:
Por fim, mesmo com essas altas, o grupo “transporte público” recuou 1,32%, puxado por reduções em outras passagens.
Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família
Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza
Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…
Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado
Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…
Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…