Economia

Maquinários do município operam em mutirão para início do plantio 2023 em Boa Vista

As últimas semanas do mês de maio já mostram que o período de inverno chegou em Boa Vista e é nas ‘janelas’ de sol, que a Prefeitura inicia um mutirão de plantio com maquinários de alta tecnologia nas áreas rurais e indígenas. Um serviço que também está acontecendo no Campo Experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), com cultivares que serão expostos no AGROBV2023.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), Guilherme Adjuto, nos últimos dois anos, a Prefeitura contribuiu com o plantio em mais de 500 hectares plantados. Atendendo assim a mais de 330 famílias que fazem parte do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

Além disso, investiu em mais de R$ 7milhões em insumos (calcário, fertilizantes e sementes), além de quase R$5 milhões em máquinas e implementos.

“A prefeitura fornece todo o suporte e assistência técnica nas lavouras do projeto de Culturas de Inverno. Fazemos todo o acompanhamento em todas as etapas do processo de plantio. E isso reflete o compromisso e o trabalho com planejamento de ações, que garantem o aumento de produtividade nas três áreas: do campo, indígenas e também no Campo Experimental”, destacou.

Início do plantio

Gilberto Uemura é um dos produtores de soja de médio porte, que nos últimos três anos vem recebendo o apoio da Prefeitura com maquinários, que são utilizados desde o preparo do solo até o plantio. Sua propriedade fica na vicinal do Carrapato, região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista.

A primeira safra do produtor foi em 2004, mas parou em 2009, pois na época estava inviável o cultivo. Já em 2020, decidiu retornar com 100 hectares plantados de soja. Ele destaca que é o terceiro ano que a Prefeitura auxilia seu plantio, com trator e plantadeira, que esse ano auxiliará no plantio de 300 hectares.

A colheita, de acordo com o produtor, está prevista para o final do mês de agosto. Hoje o custo de produção de soja está em torno de 43 sacas por hectares. Ano passado, ele chegou a colher 55 sacas e a sua previsão é fechar com 10 sacas a mais em 2023.

“Realmente essa plantadeira da Prefeitura, veio em um momento certo e nos preparamos antecipadamente. O melhor é que essa plantadeira opera com perfeição, possibilitando uma lavoura mais uniforme, sem falhas, superando a atual que eu possuo. Sem essa ajuda da Prefeitura, nosso plantio demoraria muito mais. Só tenho a agradecer por esse apoio dado pelo município de Boa Vista”, disse o produtor.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

3 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

4 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

5 horas ago

Rodrigo Cataratas é condenado a 16 anos de prisão por liderar grupo criminoso na Terra Yanomami

Ministério Público Federal denunciou o empresário em 2022

6 horas ago

Final da 3ª Copa Macuxi de Futebol será neste domingo, 1º

Evento esportivo será na comunidade Darôra, com entrega de troféus e medalhas

7 horas ago

Homem embriagado agride companheira com socos no rosto e quebra celular, em Caracaraí

Segundo relato, um dos socos teria atingindo o olho esquerdo causando hematoma

7 horas ago