As últimas semanas do mês de maio já mostram que o período de inverno chegou em Boa Vista e é nas ‘janelas’ de sol, que a Prefeitura inicia um mutirão de plantio com maquinários de alta tecnologia nas áreas rurais e indígenas. Um serviço que também está acontecendo no Campo Experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), com cultivares que serão expostos no AGROBV2023.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), Guilherme Adjuto, nos últimos dois anos, a Prefeitura contribuiu com o plantio em mais de 500 hectares plantados. Atendendo assim a mais de 330 famílias que fazem parte do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).
Além disso, investiu em mais de R$ 7milhões em insumos (calcário, fertilizantes e sementes), além de quase R$5 milhões em máquinas e implementos.
“A prefeitura fornece todo o suporte e assistência técnica nas lavouras do projeto de Culturas de Inverno. Fazemos todo o acompanhamento em todas as etapas do processo de plantio. E isso reflete o compromisso e o trabalho com planejamento de ações, que garantem o aumento de produtividade nas três áreas: do campo, indígenas e também no Campo Experimental”, destacou.
Gilberto Uemura é um dos produtores de soja de médio porte, que nos últimos três anos vem recebendo o apoio da Prefeitura com maquinários, que são utilizados desde o preparo do solo até o plantio. Sua propriedade fica na vicinal do Carrapato, região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista.
A primeira safra do produtor foi em 2004, mas parou em 2009, pois na época estava inviável o cultivo. Já em 2020, decidiu retornar com 100 hectares plantados de soja. Ele destaca que é o terceiro ano que a Prefeitura auxilia seu plantio, com trator e plantadeira, que esse ano auxiliará no plantio de 300 hectares.
A colheita, de acordo com o produtor, está prevista para o final do mês de agosto. Hoje o custo de produção de soja está em torno de 43 sacas por hectares. Ano passado, ele chegou a colher 55 sacas e a sua previsão é fechar com 10 sacas a mais em 2023.
“Realmente essa plantadeira da Prefeitura, veio em um momento certo e nos preparamos antecipadamente. O melhor é que essa plantadeira opera com perfeição, possibilitando uma lavoura mais uniforme, sem falhas, superando a atual que eu possuo. Sem essa ajuda da Prefeitura, nosso plantio demoraria muito mais. Só tenho a agradecer por esse apoio dado pelo município de Boa Vista”, disse o produtor.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido