Economia

Microempreendedores devem ficar atentos às novas regras para emissão da nota fiscal

A partir de sexta-feira (1º), os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Boa Vista deverão emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e) de padrão nacional por meio do portal NFSE ou então pelo aplicativo NFS-e-Mobile. A medida estava prevista para entrar em vigor no dia 3 de abril, mas houve prorrogação pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

A mudança se deve às resoluções CGSN nº 169, de 27 de julho de 2022 e CGSN nº 171, de 26 de outubro de 2022. O sistema da NFS-e da Prefeitura de Boa Vista deixará de emitir notas fiscais para os MEIs.

Além disso, o login em aplicativos MEI Nota Fácil da prefeitura será desabilitado. E o download do aplicativo não será mais possível, conforme explicou o secretário municipal de Finanças, Márcio Vinícius.

“Anteriormente, a prefeitura disponibilizava o próprio sistema de nota fiscal para as empresas, sem custos adicionais. No entanto, devido a essa nova resolução federal, as empresas dos MEIs devem utilizar o sistema e aplicativo do governo federal. Não sendo mais permitido o uso do site da prefeitura”, explicou.

Em casos de emissão retroativa ou conversão do Recibo Provisório de Serviços (RPS) referente ao período anterior a 03/04/2023, substituição e cancelamento de notas pessoais, os MEIs devem usar o sistema da NFS-e da Prefeitura de Boa Vista.

É importante que os microempreendedores se atentem as mudança e comecem a emitir suas notas fiscais pelo novo sistema a partir de 1º de setembro. A medida ajuda a evitar problemas futuros com a fiscalização e a regularização da atividade empresarial.

Por fim, o portal NFSE e o aplicativo NFS-e-Mobile são de fácil acesso e uso, e forcecem todas as informações necessárias para a emissão correta da NFS-e.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

1 hora ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

2 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

3 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

4 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

5 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

5 horas ago