Economia

Ministério do Planejamento apresenta Rotas de Integração Sul-Americana para desenvolvimento econômico de Roraima e do Brasil

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, promoveu nesta quinta-feira (4) uma plenária para discutir as Rotas de Integração Sul-Americana em Boa Vista.

O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) e contou com a presença da ministra Simone Tebet juntamente com a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves.

Além disso, também contribuíram com o evento o prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (MDB), o presidente do MDB em Roraima, Romero Jucá, deputados federais e estaduais, assim como representantes da indústria, do comércio e do agronegócio.

O foco da plenária foi a Rota Ilha das Guianas, que tem foco nos Estados do Norte, entre eles, Roraima, que fica na fronteira com a Guiana. A rota entre os países abre as portas comerciais para vários outros da América do Sul.

Olha a possibilidade que nós temos com a Guiana, com a própria Guina Francesa, com o Suriname, com o Peru e chegando até o Uruguai. Nós temos condições de expandir o nosso comércio e, consequentemente, fazer com que os números apresentados de Roraima dobrem novamente, apenas pensando no comércio da América do Sul“, disse a ministra.

As cinco rotas para a Integração Sul-Americana foram desenhadas pelo MPO após determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e são fruto de uma escuta ativa aos11 Estados brasileiros que fazem fronteira com a América do Sul.

O Estado de Roraima é beneficiado pela Rota das Ilhas das Guianas, apresentada e debatida na plenária. São 10 obras em Roraima, incluídas no Novo PAC, entre infraestrutura de transportes, energética e digital.

“Eu saio daqui muito entusiasmada de saber que a minha equipe é competente o suficiente para copiar direitinho os pedidos que vocês colocaram e de saber que aqui na rota está praticamente 80% de tudo aquilo que vocês solicitaram”, disse Tebet ao encerrar apresentação.

Desenvolvimento econômico e humano

O prefeito Arthur Henrique destacou que a ação é extremamente importante para o desenvolvimento econômico e, consequentemente, também para o desenvolvimento humano no nosso estado. Em especial da cidade de Boa Vista que hoje representa quase 70% da nossa população.

“A gente sabe da grande potencialidade que nosso estado tem. Ele tem grandes áreas no agronegócio, temos água e sol o ano todo, mas ainda temos o menos PIB de todo o país. Então a gente sabe que uma ação como essa do Governo Federal é fundamental para a gente se desenvolver”.

Trabalho prévio

O presidente do MDB-RR, Romero Jucá, destacou que a rota vai trazer mais empregos e renda para Roraima. Durante anos, ele foi o único parlamentar do Estado a defender a pauta que, conforme ele, é vital para o desenvolvimento econômico e para a geração de novos empregos de Roraima. Além disso, o evento de hoje tem uma grande representatividade para ele.

“Para mim esse vento é simples, mas de uma grande magnitude. Por que ele demonstra algo que eu sempre sonhei, que é a prioridade extrema do Governo Federal para conhecer e para desenvolver a Amazônia e fazer com o que o discurso do desenvolvimento regional seja uma realidade. E não um discurso fácil em véspera de campanha”.

Outro ponto destacado foi a geração de emprego através da concretização do projeto. Além disso, Romero defende a agilidade e disse que Roraima tem pressa.

“Não podemos esperar o trâmite o trâmite dos acordos internacionais e financiamento do contrato do financiamento de vocês porque o que a gente produz aqui a gente tem que vender. O povo de Roraima anseia por isso. Nós temos que gerar emprego. Temos que ter atividade. Nós vamos ter essa estrada da Guiana. Nós vamos ter um diferencial e Roraima será o Estado do Brasil com melhor logística do agronegócio”, disse.

Ao longo dos anos, ele tratou pessoalmente do tema com diferentes presidentes da Guiana. Nesses encontros, ele buscou estabelecer o vínculo com a gestão administrativa do país vizinho para encontrar soluções que permitam a realização do comércio entre os dois países.

Romero Jucá destaca que a estrada da Guiana é o caminho mais curto para que os produtos locais cheguem a outros países.

Hoje, grande parte do que Roraima exporta, sai via Manaus. A capital do Amazonas fica a 750 km de distância de Boa Vista. Por outro lado, a capital da Guiana, está a 679 km. E com outra vantagem: na beira do Oceano Atlântico. 

Então, além de ser um caminho mais curto, a estrada amplia as chances da produção local chegar a novos mercados consumidores, como o do Caribe e da Europa, por exemplo. 

Acordo inicial

O acordo inicial previa os investimentos para integrar as fontes de energia e a pavimentação da estrada Linden-Lethem. Previa ainda a implantação do porto de águas profundas em Georgetown.

Em 2017, o Brasil assinou um acordo de cooperação técnica com o projeto de engenharia estrada Linden-Lethem. A obra foi dividida em duas etapas, contudo, as mudanças políticas e a pandemia atrasaram a obra.

Em 2022, o presidente Bolsonaro estabeleceu um novo contato com o país vizinho. Inclusive para tratar sobre os links de transmissão e de comunicação por fibra óptica como parte de um corredor de energia entre as nações.

Desde então, as conversas pouco avançaram. E agora o programa Rotas da Integração traz uma nova perspectiva para essa relação entre os dois países, reconhecendo a interligação com a Guiana como uma rota estratégica para o desenvolvimento regional e para a economia nacional.

Para Jucá, agora é o momento de deixar as dificuldades para trás e facilitar o caminho para o verdadeiro desenvolvimento.

“Nós enfrentamos as dificuldades. Então está na hora de a gente deixar de ter dificuldade e ter facilidade. E essa estrada da Guiana muda a economia do Estado, muda a logística do estado e muda a geração de emprego no estado”.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

26 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago