Presidente do Iper, José Haroldo campos, apresentou novas alíquotas em dezembro
A nova contribuição previdenciária em Roraima foi aprovada ontem (15) pelos deputados. A medida vai para análise e sanção do governador Antonio Denarium (sem partido).
A proposta muda a alíquota dos servidores, aposentados e pensionistas, com variação de 11% a 14%. O projeto da nova contribuição substituiu o que, a princípio, foi apresentado por Denarium no dia 30 de dezembro de 2020, um dia antes de encerrar o prazo de envio.
Com a alteração, a contribuição mensal dos segurados ativos, inativos e pensionistas para o custeio do Regime Próprio de Previdência Estadual vai ocorrer progressivamente e “o percentual mensal de desconto é de 11% para todos os servidores, independentemente da remuneração”.
A taxa para autarquias, fundações e outras entidades também sofreu reajuste, ou seja, passou de 14% para 14,5%.
A Reforma da Previdência em 2019 causou a mudança. À época, estados e municípios tiveram que elevar as alíquotas para 14%. Dessa forma, receberiam recursos federais.
A proposta foi, então, aprovada em obediência à lei federal, segundo o relator Jorge Everton (sem partido). Portanto, garante o mínimo de impacto para os servidores.
“Foi feito diálogo entre a Assembleia, o governo e o Instituto de Previdência. Conseguimos excluir 60% dos servidores desse aumento, pois na proposta inicial, apenas aqueles que ganham até R$ 3 mil se manteriam na alíquota de 11%”, sintetizou.
Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo
O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…