Conhecer as principais datas que movimentam o mercado ajudam o empresário a se antecipar para não perder o “timing” das oportunidades. Outra aposta é o relacionamento com os clientes: as comemorações também contribuem para uma aproximação mais duradoura com o público consumidor, para negócios que se estendam além da data festiva.
Portanto, é importante começar o ano com um bom planejamento de ações para vender mais ao longo do ano, a ação é essencial para quem empreende.
São ao menos 50 datas, oficiais ou informais, com os mais variados temas: dia do Sexo, bem como do Chocolate, do Autocuidado. Nesse sentido, para auxiliar nesse planejamento, o Sebrae recomenda que o empreendedor organize um calendário personalizado para o seu negócio como uma ferramenta estratégica, permitindo que se programe e execute tarefas diárias com mais eficiência.
O mês de janeiro começa agitado com possibilidades para comércio e serviços em decorrência do verão, das férias, assim como da volta às aulas. Do mesmo modo, o clima de pré-Carnaval começa a esquentar em várias cidades pelo país.
De acordo com o Sebrae, uma dica é aproveitar o 19 de janeiro, quando se celebra o Dia do Cabeleireiro, para dar visibilidade aos pequenos negócios do ramo.
O primeiro semestre do ano é marcado por outras datas importantes, como o Dia das Mães, Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia dos Namorados e Dia de São João. É preciso ficar atento às mudanças no calendário, pois 2024 é um ano bissexto. A sexta-feira de Carnaval, por exemplo, será dia 9 de fevereiro. A Páscoa, tradicionalmente em abril, neste ano será celebrada em 31 de março.
Em contrapartida, o segundo semestre, começa no clima da Olimpíada de Paris, com abertura marcada para 26 de julho e encerramento no dia 11 de agosto.
Dessa forma, o período é favorável para os negócios que atuam no setor de alimentação e bebidas, que também podem se beneficiar com o Dia Internacional do Chocolate, Dia da Pizza, Dia Internacional da Cerveja, Dia do Sorvete e Dia do Pão. Além disso, o período é marcado por grandes datas comerciais do varejo como o Dia das Crianças e a Black Friday.
7 – Dia do Leitor
14 – Valentine’s Day (Dia Mundial do Amor)
16 – Dia da Gula
19 – Dia Nacional dos profissionais da beleza (cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador)
30 – Dia da Saudade
13 – Terça-feira de Carnaval
8 – Dia Internacional da Mulher
15 – Dia do Consumidor
20 – Dia Internacional da Felicidade
31 – Páscoa
5 – Dia do Filho
13 – Dia do Beijo
12 – Dia das Mães
24 – Dia Mundial do Hamburguer
25 – Dia do Orgulho Nerd
7 – Dia Nacional do Vinho
12 – Dia dos Namorados
24 – Dia de São João
28 – Dia do Orgulho LGBTQIAPN+
5 – Dia do Biquini
7 – Dia Internacional do Chocolate
10 – Dia da Pizza
13 – Dia Mundial do Rock
16 – Dia do Comerciante
20 – Dia do Amigo
24 – Dia Internacional do Autocuidado
26 – Dia dos Avós e abertura das Olimpíadas de Paris
31 – Dia do Orgasmo
7 – Dia Internacional da Cerveja
11 – Dia dos Pais
18 – Dia da Informática
21 – Dia Internacional da Moda
1 a 7 – Semana do Brasil (Black Friday Brasileira)
6 – Dia do Sexo
15 – Dia do Cliente
23 – Dia do Sorvete
4 – Dia dos Animais
5 – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
12 – Dia das Crianças
15 – Dia do Professor
15 – Dia do Consumo Consciente
16 – Dia Mundial do Pão/Dia Mundial da Alimentação
29 – Dia do Livro
31 – Halloween
1 – Dia do Veganismo
19 – Dia do Empreendedorismo Feminino
20 – Dia Nacional da Consciência Negra
29 – Black Friday/Cyber Monday
25- Natal
31 – Ano Novo
Fonte: Da Redação
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…