Economia

Prefeitura divulga edital para agricultores concorrerem a sistemas de irrigação com energia fotovoltaica

Incentivo à agricultura familiar está entre as ações que mais avançam na capital. Desse modo, para seguir com esse trabalho, a Prefeitura de Boa Vista divulgou edital para interessados em concorrer a sistemas de irrigação com energia fotovoltaica. As inscrições ocorrem de 3 a 28 de novembro de 2025.

Podem se inscrever agricultores familiares indígenas, assim como não indígenas de Boa Vista. De acordo com o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a abertura deste edital reforça o compromisso da Prefeitura com a agricultura familiar. Garantindo, assim, mais produtividade para quem vive do campo.

“Com a instalação dos sistemas de irrigação, queremos dar condições para que os produtores possam produzir durante todo o ano, ampliem suas áreas e diversifiquem a produção inserindo novos produtos no mercado. Do mesmo modo, incentivamos o melhor aproveitamento dos recursos naturais  com o uso de energia limpa e renovável, reduzindo os custos da atividade agrícola. É um incentivo direto ao desenvolvimento rural e à valorização do homem do campo, principal responsável pela base da nossa produção alimentar”, disse.

Das inscrições

A publicação do edital está no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 3 de outubro de 2025. Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), localizada na Av. Pátio Cauamé, nº 170, bairro Cauamé, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A divulgação do resultado da seleção será até 30 de dezembro de 2025. Caso o número de sistemas de irrigação adquiridos seja superior ao número de agricultores inscritos e habilitados, a segunda etapa para inscrições de novos trabalhadores do campo deverá ocorrer de 1 a 30 de abril de 2026.

Sistemas de irrigação

Projetado para atender um hectare de área cultivada, cada sistema é composto por bomba submersa híbrida, painéis fotovoltaicos, sistema de fertirrigação, filtro, tubulações, mangueiras de gotejamento e demais conexões hidráulicas e acessórios, incluindo a escavação de tanque de armazenagem de água e instalação do sistema de irrigação.

A instalação do sistema visa atender as necessidades individuais e coletivas da agricultura familiar como forma de alavancar a produção, disponibilizando produtos de qualidade no mercado local e, ao mesmo tempo, reduzir a importação de outras regiões do país.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

7 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

9 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

11 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

12 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

13 horas ago