O Dia de Campo também contará com duas palestras gratuitas durante os dois dias do evento - Foto: Giovani Oliveira/PMBV/SMUC
A Prefeitura de Boa Vista promove nos dias 24 e 25 o 1º Dia de Campo em Hortifruticultura de Boa Vista. A iniciativa é voltada para produtores rurais, estudantes e profissionais do campo. O evento acorrerá no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na estrada do Bom Intento, km 5 (RR 321).
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto, o evento busca trazer novidades e oferecer alternativas ao agricultor, onde serão apresentadas culturas irrigadas produzidas no verão. Assim, os participantes poderão conhecer os experimentos, observando o comportamento das cultivares.
“É importante diversificar o cultivo de hortifruts, buscando cultivares de valor agregado que tenham demanda pela população e com baixa oferta em Boa Vista “, destacou.
As atividades iniciaram no mês de novembro do ano passado com a preparação do solo. Na ocasião, a Prefeitura instalou algumas culturas no início de dezembro e outras posteriormente, para que no período do evento, estivessem em pleno desenvolvimento ou em fase de colheita.
O Dia de Campo contará com duas palestras gratuitas durante os dois dias do evento. Dessa forma, uma delas é sobre o Cultivo da Cenoura e Cebola, ministrada pelo engenheiro Agrônomo Rafael Sales, da Agristar do Brasil. Do mesmo modo, a segunda é sobre tomate/macaxeira, ministrada pelo doutor Daniel Schurt da Embrapa- RR.
Além disso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentará quatro cultivares de macaxeira e ministrará duas palestras. Uma sobre o cultivo de tomate e outra sobre o cultivo da macaxeira.
Outras duas empresas privadas também participarão do evento, onde apresentarão portfólios de produtos que estão instalados no CDT.
Entre as culturas estão: pepino, abóbora, pimentão, melão, melancia, coentro, cebolinha, quiabo, tomate, jiló, mamão e maracujá. As novidades serão o cultivo de cenoura ,cebola, bem como brócolis e repolho.
A SMAAI implantou o Campo Experimental em 2018. Os dados coletados nos ensaios junto ao CDT, servem de base para tomada de decisão tanto da parte técnica da pasta, assim como dos agricultores que buscam essas informações.
Nesse espaço, os técnicos da SMAAI estudam e colocam em prática a melhor condução de plantio, tanto nas culturas irrigadas ou mesmo de sequeiro.
Nos dois últimos anos o Centro de Difusão Tecnológica vem intensificando o campo experimental. Portanto, como o próprio nome diz a proposta desse é difundir a tecnologia, organizando as pesquisas de campo para que o produtor possa acompanhar os experimentos das culturas, técnicas de manejo e mecanização.
Fonte: Da Redação
Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos
Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo
O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…