Economia

Prefeitura promove 1º Dia de Campo em Hortifruticultura de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista promove nos dias 24 e 25 o 1º Dia de Campo em Hortifruticultura de Boa Vista. A iniciativa é voltada para produtores rurais, estudantes e profissionais do campo. O evento acorrerá no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na estrada do Bom Intento, km 5 (RR 321).

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto, o evento busca trazer novidades e oferecer alternativas ao agricultor, onde serão apresentadas culturas irrigadas produzidas no verão. Assim, os participantes poderão conhecer os experimentos, observando o comportamento das cultivares.

“É importante diversificar o cultivo de hortifruts, buscando cultivares de valor agregado que tenham demanda pela população e com baixa oferta em Boa Vista “, destacou.

Planejamento da Prefeitura para o evento

As atividades iniciaram no mês de novembro do ano passado com a preparação do solo. Na ocasião, a Prefeitura instalou algumas culturas no início de dezembro e outras posteriormente, para que no período do evento, estivessem em pleno desenvolvimento ou em fase de colheita.

Palestras

O Dia de Campo contará com duas palestras gratuitas durante os dois dias do evento. Dessa forma, uma delas é sobre o Cultivo da Cenoura e Cebola, ministrada pelo engenheiro Agrônomo Rafael Sales, da Agristar do Brasil. Do mesmo modo, a segunda é sobre tomate/macaxeira, ministrada pelo doutor Daniel Schurt da Embrapa- RR.

Amostras

Além disso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentará quatro cultivares de macaxeira e ministrará duas palestras. Uma sobre o cultivo de tomate e outra sobre o cultivo da macaxeira.

Outras duas empresas privadas também participarão do evento, onde apresentarão portfólios de produtos que estão instalados no CDT.

Entre as culturas estão: pepino, abóbora, pimentão, melão, melancia, coentro, cebolinha, quiabo, tomate, jiló, mamão e maracujá. As novidades serão o cultivo de cenoura ,cebola, bem como brócolis e repolho.

Centro de Difusão Tecnológica

A SMAAI implantou o Campo Experimental em 2018. Os dados coletados nos ensaios junto ao CDT, servem de base para tomada de decisão tanto da parte técnica da pasta, assim como dos agricultores que buscam essas informações.

Nesse espaço, os técnicos da SMAAI estudam e colocam em prática a melhor condução de plantio, tanto nas culturas irrigadas ou mesmo de sequeiro.

Nos dois últimos anos o Centro de Difusão Tecnológica vem intensificando o campo experimental. Portanto, como o próprio nome diz a proposta desse é difundir a tecnologia, organizando as pesquisas de campo para que o produtor possa acompanhar os experimentos das culturas, técnicas de manejo e mecanização.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

15 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

18 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

19 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

19 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

20 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

22 horas ago