Economia

Primeiro ‘Dia de Campo em Hotifruticultura’ reúne agricultores e estudantes em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista reuniu na manhã desta sexta-feira (24) produtores rurais, estudantes e profissionais do campo no 1º Dia de Campo em Hortifruticultura. O evento ocorre no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na estrada do Bom Intento, km 5 (RR 321). A programação então segue até este sábado (25).

A iniciativa visa realçar a potência da capital no cultivo de hortaliças e frutas. Dessa forma, a apresentação do plantio mostra para a agricultura familiar que é possível produzir com qualidade e quantidade.

O prefeito Arthur Henrique (MDB) garantiu que o Dia de Campo da em Hortifruticultura vai integrar o calendário da Prefeitura de Boa Vista para que seja realizado todos os anos.

“Está iniciando hoje um processo que vai fazer parte do nosso calendário anual. A gente percebe que a gente vem aumentando ano após ano a área de plantio junto com os agricultores familiares. Além de dar o apoio para que eles possam fazer o plantio a Prefeitura também faz a aquisição dos produtos que eles produzem, para colocar na merenda escolar do município”, informou.

O secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto, esteve presente no evento e relembrou o investimento da Prefeitura no setor através do lançamento do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

“A Prefeitura não para de investir. Nós lançamos esse ano o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, que é um kit que irriga a área de até 1 hectare via gotejamento. A gente pode ver que no próprio evento, todas as culturas estão irrigadas com esse kit. Tudo isso é para o pequeno agricultor”, disse.

Incentivo

Plantação no Dia do Campo em Boa Vista – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

O 1º Dia de Campo em Hortifruticultura atraiu várias pessoas que se interessam pelo plantio dentro do município. Para o estudante de agropecuária, Cláudio Ferreira, o incentivo da Prefeitura de Boa Vista na agricultura traz benefícios para toda a população.

“Acredito que isso agrega bastante valor para a capital. A prefeitura alavanca a cultura hortifrúti para população de Boa Vista. É de grande importância não só para os estudantes, mas para os grandes comerciantes também”, pontuou.

Do mesmo modo, o consultor de hortifrúti, Flávio Carlos, está em Boa Vista há 2 meses e veio à capital para investir na área. Ele então destacou que vê potencial na região para a produção de verduras e frutas.

“A gente se surpreendeu com o trabalho que a prefeitura faz com o pequeno produtor. Eles dão todo o apoio, como plantio e até na parte de comercialização, é um trabalho diferenciado, que ajuda o agricultor”, finalizou.

Além disso, o evento contou ainda com a palestra do engenheiro Agrônomo Rafael Sales, que falou sobre o cultivo da cenoura e da cebola nas terras de Boa Vista.

Da mesma forma, amanhã, o doutor Daniel Schurt, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Roraima (Embrapa-RR), contará sobre o cultivo do tomate e macaxeira.

Por Ian Vitor Freitas

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Eleições 2024: confira os temas proibidos na propaganda eleitoral

Candidatos devem estar atentos aos tópicos vedados na propaganda

2 horas ago

Sine oferta 89 vagas de emprego para Roraima nesta sexta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

3 horas ago

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

15 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

15 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

15 horas ago