Economia

Procon Boa Vista dá dicas para compra segura na Black Friday

A temporada de compras para o Natal, com promoções e descontos no comércio de Boa Vista está chegando. É a Black Friday 2021. O evento acontecerá no dia 26 de novembro, com milhares de produtos em ofertas que podem chegar a mais de 50% de desconto.

O Procon Boa Vista orienta os consumidores para que tenham muita cautela na Black Friday. A secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, esclarece que a intenção do órgão é auxiliar os consumidores com informações para que façam boas compras e aproveitem as promoções. Isso em compras de forma presencial ou virtual, sem prejuízos financeiros e aborrecimentos.

“Há muitos casos de lojas que fazem publicidade e promoções “falsas” que induzem o consumidor ao erro ao fazê-lo comprar um produto que não necessita, por um preço nada vantajoso. Uma lista dos produtos desejados e pesquisar os preços previamente é imprescindível, antes de iniciar as compras”, disse.

Dicas do Procon

Na internet

Ao fazer compras pela internet, nunca utilizar computadores de acesso público. Observar a segurança da página ao clicar no cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.

O site deve exibir o CNPJ da empresa ou CPF da pessoa responsável, além do endereço físico da loja ou endereço eletrônico para contato. A página virtual deve disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Ao finalizar as compras, prefira pagar com cartão de crédito e muita atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária. Pois se tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco. A pessoa nunca deve informar os dados do cartão de crédito pelas redes sociais, assim como deve desconfiar de lojistas que solicitam essas informações.

Prazo de entrega

A secretária alerta que nas compras realizadas pela internet, o consumidor deve observar os prazos de entregas, bem como as formas de pagamentos. O motivo são os inúmeros golpes aplicados por pessoas e “empresas” fakes.

“O consumidor deve ter cuidado com links enviados por aplicativos e e-mails, que podem ser armadilhas criadas por hackers para coletar informações e senhas pessoais dos consumidores. A dica é não abrir esses links suspeitos”, alertou Sabrina.

Ao adquirir os produtos via on-line ou de forma presencial, os consumidores devem exigir sempre a nota fiscal para eventual abertura de reclamação nos Órgãos de Defesa dos Consumidores, e não deixar de verificar as condições de uso do produto e prazos de validade.

Além disso, o consumidor tem direito ao arrependimento. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece prazo de sete dias a partir do dia da compra ou recebimento do produto para desistir. O valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete.

Lojas físicas

Nas compras em lojas físicas, vale a política de troca de cada loja, que deve ser informada ao consumidor no ato da compra. Se o produto ou serviço apresentar vício ou defeito, as empresas ou fabricantes têm o prazo de 30 dias para resolverem o problema, por meio do encaminhamento do produto para o conserto ou reparo.

Conforme o CDC, se o problema não for reparado, o consumidor pode solicitar restituição da quantia paga, troca do produto por um novo ou abatimento no preço do produto que apresentou o vício ou defeito.

Da mesma forma, outra dica importante é observar se o preço na oferta do produto é o mesmo na hora de efetuar o pagamento. Isso vale tanto pata loja física quanto para sites, considerando que o valor do frete pode tornar a compra inviável.

O consumidor também deve verificar as condições oferecidas de pagamento. Ou seja, se o valor a pagar é à vista ou parcelado, número de parcelas, e se o parcelamento será feito pelo cartão da loja com juros.

Conforme Sabrina Tricot, o consumidor deve desconfiar de preços muito abaixo da média. Pois podem ser indícios de fraude com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente lojas desconhecidas.

Reputação das lojas

A reputação da loja pode ser verificada junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e Junta Comercial de sua localidade. Da mesma forma, o consumidor não pode esquecer de pesquisar rankings de reputação em sites, como o Reclame Aqui. Os comentários de outros consumidores nas redes sociais também podem servir de suporte.

O consumidor que necessitar obter mais informações poderá solicitá-las por e-mail procon@boavista.gov.rr.br , no Portal do Cidadão da prefeitura, ou pelos telefones: (95) 98400-4997, (95) 98400-5720, (95) 98400-3101 e (95) 98400-4627, no período de 8h às 14h.

O Procon Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes nº 1612, bairro Buritis – 1º andar. O atendimento presencial está sendo realizado por meio de agendamento via Portal Cidadão.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

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