Economia

Procon Boa Vista orienta consumidores para evitar transtornos nas compras do Dia das Mães

O Dia das Mães, comemorado neste domingo (14), é uma das datas que mais movimenta o comércio. Por isso, o consumidor deve se organizar para fazer compras seguras, em lojas físicas ou sites, aproveitando as dicas e orientações do Procon Boa Vista.

Conforme a secretária executiva Sabrina Tricot, a troca de presentes após a comemoração, por exemplo, é um problema que pode se evitar. “Aqueles que desejam presentear com roupas ou calçados, devem ir às compras sabendo o tamanho e a cor favorita da homenageada para evitar problemas com a troca”, explicou.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em caso de compras nas lojas físicas, os fornecedores não são obrigados a trocar os produtos que não possuam defeitos (por motivo de cor, tamanho ou gosto).

“Quase toda loja tem uma política de troca. O consumidor deve ficar atento. Geralmente a informação deve se clara em avisos no próprio estabelecimento. Ou deve vir nas etiquetas e no cupom fiscal”, alertou Sabrina.

Quanto às compras pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento dentro de sete dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura de um contrato, caso ele constante algum problema ou não goste da mercadoria.

“Os custos de devolução dos produtos cabem aos fornecedores e eventuais restituições em dinheiro. A depender do tempo do trâmite de devolução do produto, devem vir acrescidas do valor atualizado”.

Pesquisa de preços antes das compras

Outra orientação da secretária é fazer a pesquisa de preços em mais de um local, para encontrar produtos com preços acessíveis. Por fim, o ideal é não deixar a compra do presente para última hora, porque a pressa pode causar desatenção e o risco de deixar passar algum defeito aumenta. Mas, se o consumidor detectá-lo após a compra, ele tem o direito à troca, respeitando os prazos do art. 18 do CDC. E deve, primeiramente, procurar a loja.

Procon BV

Caso o consumidor tenha dúvidas ou observe práticas abusivas, pode entrar em contato com o Procon Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4997, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail: procon@boavista.rr.gov.br ou pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista – https://cidadao.boavista.rr.gov.br/ aba DIREITO DO CONSUMIDOR. Para atendimentos presenciais, o Procon Municipal fica localizado na Av. dos Imigrantes, 1612 – 1 andar, Buritis.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

24 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

48 minutos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

4 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago