Economia

Procon Boa Vista orienta consumidores para evitar transtornos nas compras do Dia das Mães

O Dia das Mães, comemorado neste domingo (14), é uma das datas que mais movimenta o comércio. Por isso, o consumidor deve se organizar para fazer compras seguras, em lojas físicas ou sites, aproveitando as dicas e orientações do Procon Boa Vista.

Conforme a secretária executiva Sabrina Tricot, a troca de presentes após a comemoração, por exemplo, é um problema que pode se evitar. “Aqueles que desejam presentear com roupas ou calçados, devem ir às compras sabendo o tamanho e a cor favorita da homenageada para evitar problemas com a troca”, explicou.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em caso de compras nas lojas físicas, os fornecedores não são obrigados a trocar os produtos que não possuam defeitos (por motivo de cor, tamanho ou gosto).

“Quase toda loja tem uma política de troca. O consumidor deve ficar atento. Geralmente a informação deve se clara em avisos no próprio estabelecimento. Ou deve vir nas etiquetas e no cupom fiscal”, alertou Sabrina.

Quanto às compras pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento dentro de sete dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura de um contrato, caso ele constante algum problema ou não goste da mercadoria.

“Os custos de devolução dos produtos cabem aos fornecedores e eventuais restituições em dinheiro. A depender do tempo do trâmite de devolução do produto, devem vir acrescidas do valor atualizado”.

Pesquisa de preços antes das compras

Outra orientação da secretária é fazer a pesquisa de preços em mais de um local, para encontrar produtos com preços acessíveis. Por fim, o ideal é não deixar a compra do presente para última hora, porque a pressa pode causar desatenção e o risco de deixar passar algum defeito aumenta. Mas, se o consumidor detectá-lo após a compra, ele tem o direito à troca, respeitando os prazos do art. 18 do CDC. E deve, primeiramente, procurar a loja.

Procon BV

Caso o consumidor tenha dúvidas ou observe práticas abusivas, pode entrar em contato com o Procon Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4997, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail: procon@boavista.rr.gov.br ou pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista – https://cidadao.boavista.rr.gov.br/ aba DIREITO DO CONSUMIDOR. Para atendimentos presenciais, o Procon Municipal fica localizado na Av. dos Imigrantes, 1612 – 1 andar, Buritis.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

5 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

6 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

6 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

6 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

9 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

10 horas ago