A partir desta quinta-feira (2) e até o último dia útil (31) de janeiro, o Portal do Simples Nacional estará disponível para que contribuintes que desejam ingressar ou reingressar no regime possam fazer o pedido.
Em nota, a Receita Federal destacou que a opção está disponível para contribuintes excluídos do Simples Nacional em 2024 e que desejam retornar ao regime. Isso inclui os que não regularizaram débitos vinculados aos Termos de Exclusão enviados entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro.
Todos os 1.876.334 contribuintes que receberam o termo e regularizaram seus débitos no prazo previsto na legislação, segundo a autarquia, continuarão no regime do Simples de forma automática. Não é necessário, portanto, renovar a opção.
Já os 1,5 milhão de contribuintes que não regularizaram sua situação começaram a ser excluídos do regime, segundo a Receita, a partir de ontem (1º). Para que esses CNPJs possam reingressar no regime, a Receita Federal oferece diversas opções para sua regularização, incluindo parcelamento e transação.
Para saber se sera excluído ou não do Simples Nacional, o contribuinte deve acessar a aba Consulta Optantes. “Entretanto, imprescindível observar que o CNPJ, para ingressar ou reingressar no Simples, deve estar em regularidade com as administrações tributárias da União, estados, DF e municípios”, esclareceu a Receita Federal.
Dados da autarquia mostram que, atualmente, 23,4 milhões de contribuintes fazem parte do Simples Nacional, sendo 16 milhões microempreendedores individuais (MEI). A Receita projeta, até 31 de janeiro, um número de pedidos formulados compatível com os anos anteriores – em torno de 1,2 milhão de contribuintes.
Fonte: Agência Brasil
Pedido pode ser feito em cartórios eleitorais ou pela internet
Pesquisa mostra que desinformação afeta as grávidas brasileiras
São 67.301 vagas para o 1º semestre e 44.867 vagas para o segundo
Gestores de estados e municípios devem acessar o InvestSUS e o Sismob para regularizar o…
Chuvas de meteoros, superlua e eclipses poderão ser vistos a olho nu
Na denúncia, a empresa afirma que já tentou negociação amigável e até mesmo o parcelamento…