Sistema de recepção de declarações da Receita - Foto: Divulgação/Agência Brasil
A Receita Federal vai liberar, nesta sexta-feira (21), consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2024. O crédito bancário acontece no dia 28 de junho.
Vão receber valores 140.360 idosos acima de 80 ano; 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos; 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou metal ou moléstia grave; 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e 3.812.767 pessoas que não fazem parte do grupo prioritário, mas que tiveram direito à prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida, ou optado por receber a restituição via Pix. Vão receber, ainda, 252.738 contribuintes não prioritários.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda”. E, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo assim as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones. Eles possibilitam consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Se, por algum motivo, o crédito não ocorrer, os valores então ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária“.
Fonte: Metrópoles
Gestão municipal amplia vagas, moderniza unidades escolares e garante infraestrutura completa para mais de 54…
Ano letivo estadual iniciou dia 29 de janeiro, mas segundo a gestão escolar não há…
Instalação utilizava piscina com cianeto no processamento ilegal de ouro, substância de alto potencial tóxico
Investigações iniciaram quando cubanos estavam sendo aliciados. Eles eram encaminhados de Boa Vista para outros…
Normas aprovadas pela Assembleia Legislativa de Roraima ampliam atenção e conscientização sobre doenças crônicas
Alunos do 6º ano ao ensino médio podem participar da atividade