A Receita Federal em Roraima espera receber entre 84 mil e 86 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2023. Os contribuintes podem acertar as contas com o Fisco a partir desta quarta-feira (15).
Em 2022, a Receita no estado esperava cerca de 73.433 declarações. Contudo, a expectativa foi superada. Ao todo, foram entregues 78.921.
A partir desse ano, a declaração terá novo prazo, de 15 de março a 31 de maio. De acordo com a Receita, a mudança foi necessária para permitir que todos os contribuintes possam ter acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.
A declaração terá novidades relativas à restituição. Quem optar por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.
Além disso, outra mudança importante é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso estendeu-se a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, o formulário, que proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte, terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.
Da mesma forma, também houve uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores. A Receita então flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público. Só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.
Fonte: Da Redação com informações da Agência Brasil
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido