Economia

Receita paga hoje lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 106 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as contas com o Leão nesta sexta-feira, 28. A Receita Federal pagará o lote da malha fina de fevereiro. O pagamento também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 105.919 contribuintes receberão R$ 314,38 milhões. Desse total, R$ 211,85 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 60.333 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em segundo, há 17.603 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 4.272 cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários inclui 3.159 idosos acima de 80 anos e 2.505 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Conclui a lista 18.047 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

Aberta desde o último dia 21, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Para isso, basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Além disso, é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Pagamento

O pagamento ocorrerá na conta ou então na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Homem suspeito de assassinar indígena com golpes de faca é preso em Iracema

Homem ainda tentou matar um jovem de 15 anos e uma adolescente de 13, ambos…

8 horas ago

Anvisa alerta para tentativa de golpe com falsa cobrança por e-mail

Mensagem fraudulenta tem como assunto 'Alerta de Débito Sanitário'

9 horas ago

Avião de pequeno porte desaparece durante voo em Roraima

Denúncia sobre o desaparecimento à FAB, ocorreu no último dia 31. Não há informações sobre…

9 horas ago

TJRR doa bicicletas, celulares e notebooks apreendidos para entidade que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social

Bens não reclamados, são provenientes de processos criminais. Iniciativa visa dar novo destino aos materiais…

10 horas ago

Vestibular da UERR: termina nesta terça-feira prazo para pagamento da taxa de inscrição

Quem ainda não quitou o boleto poderá ficar de fora do certame. Aplicação da prova…

11 horas ago

Adolescente é apreendido por furtar bicicleta no bairro Caimbé

Polícia ouviu o adolescente, na presença de um representante legal e o levou para a…

12 horas ago