A Prefeitura realizou por meio do Procon Boa Vista o mutirão nacional ‘Renegocia’, coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Ação ocorreu com a proposta de auxiliar pessoas a regularizarem seus débitos. O mutirão aconteceu entre os dias 24 de julho a 11 agosto.
Nesse sentido, a ação resultou em mais de R$ 2 milhões em valores negociados dentro do prazo do mutirão. A expectativa é de chegar a R$ 3 milhões, uma vez que ainda existem processos de renegociação em andamento.
No total, as equipes realizaram 667 atendimentos. As principais demandas foram os empréstimos consignados, cartões de crédito, consignados, cartões de lojas. Assim como, crediários e serviços essenciais, como fornecimento de água e energia.
Os valores foram renegociados através de soluções de pagamentos dentro das necessidades e condições de cada pessoa. Para a secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, o resultado foi positivo e representa uma conquista para os consumidores.
“Atendemos casos de consumidores que deviam mais de R$ 100 mil e que conseguiram resolver suas dívidas pagando R$ 1 mil ou R$ 2 mil. Continuamos atendendo fora do mutirão, mas vale ressaltar que, dentro do prazo da ação nacional, os resultados foram extremamente positivos e esperamos que outras mobilizações nesse formato venham a acontecer futuramente”, disse.
Conforme a secretária a participação das empresas locais, alinhadas com o interesse dos devedores em praticar a cultura do pagamento, contribuiu com o sucesso do mutirão, demonstrando a viabilidade de aplicação da Lei n.º 14.181/2021 no seu objetivo essencial de promover a prevenção e tratamento do superendividamento.
“Infelizmente, algumas empresas não aderiram ao mutirão ou nos responderam até o presente momento, dando o retorno para o consumidor. Situações estas que acabam dificultando a renegociação. Mas podemos dizer que cerca de 95% das empresas que nós oficiamos aderiram ao ‘Renegocia’ e fizeram bons acordos com os consumidores. Quando há o fechamento do acordo, ambas as partes saem ganhando”, destacou.
Para evitar o superendividamento, a Sabrina recomenda que todo consumidor busque conhecimento sobre educação financeira.
“Com planejamento, o consumidor vai conseguir evitar dívidas e ter melhor controle do seu orçamento, não gastando acima do que ganha. Então, é importante que o consumidor também o controle do que ganha, do que ele precisa pagar, que são aquelas contas fixas e aquele dinheiro que vai sobrar para gastos aleatórios ou que o consumidor vá poupar e depois colocá-lo em um ‘sonho’, enfim, alguma coisa que ele pense ou queira realizar no futuro”, informou.
Dessa forma, caso o consumidor necessite de mais informações relacionadas às relações de consumo, pode entrar em contato com o Procon Boa Vista por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
Outra forma de contato é pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br ou pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista – https://cidadao.boavista.rr.gov.br/ (aba Direito do Cnsumidor).
Por fim, para atendimentos presenciais, o Procon Boa Vista está localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, bairro Buritis, na avenida dos Imigrantes, 1612, 1º andar. O atendimento presencial é realizado das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento prévio.
Fonte: Da Redação
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