Economia

Roraima tem 239,1 mil pessoas inadimplentes; dados apontam queda pelo segundo mês consecutivo

Em Roraima, pelo segundo mês consecutivo a Serasa registrou queda no número de inadimplentes. Em julho, o número de pessoas nessa situação era de 239.327 mil. Já em agosto passou para 239.143, menos 184 pessoas na lista de negativados.

Mais dados em Roraima

O ticket médio de dívidas por inadimplente em Roraima é de R$ 4.225,75. Em relação aos segmentos com maior percentual de dívidas no estado, o setor de serviços lidera com 28,65%. Seguido das utilities, que são as contas básicas como água, luz e gás com 20,43%  e bancos e cartões 17,80%.

Assim, o mapa da inadimplência da Serasa mostra que em Roraima a maior parte das dívidas está concentrada na população de 26 e 40 anos (37,8%), seguido dos que tem entre 41 e 60 anos (34,7%), pessoas de até 25 anos (13,8%) e os que tem mais de 60 anos (13,7%). 

Nacional

Dessa forma, o principal indicador de inadimplência do Brasil volta a registrar queda. O que reforça a tendência de baixo do ano, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa.

Mesmo com 72,4 milhões de inadimplentes, o mês de agosto registra a terceira menor marca do ano em número de endividados, retomando ao patamar de janeiro e fevereiro.

Assim, a queda em agosto representa menos 200 mil nomes no cadastro de negativação do país. “Desde abril percebemos uma tendência de queda no número de inadimplentes”, analisa Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome. “A redução alivia a pressão sobre o orçamento das famílias e sinaliza um cenário mais favorável para a economia. Isso com mais pessoas conseguindo voltar a ter acesso ao crédito”, explica Aline.

Principais segmentos das dívidas perdem força

Praticamente todos os motivos que geram o endividamento do brasileiro apontaram queda em agosto. O segmento de Bancos e Cartões de Crédito representam 27,9%, com uma queda de 0,46 pontos percentuais em relação ao mês anterior. As contas básicas de água, luz e gás apresentaram queda de 0,15 pontos percentuais, comparadas a julho.

Por fim, o setor de serviços, que engloba atividades como atendimento ao consumidor, transporte e administração, teve a maior redução, com uma queda de 1,22 pontos percentuais. Além disso, o contraste no cenário apenas o segmento de telecomunicações. Ele teve um leve acréscimo de 0,5 ponto percentual em agosto, quase uma estagnação do indicador.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

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