Economia

Senar capacitou mais de mil produtores no primeiro semestre de 2024 em Roraima

O Sistema Faerr/Senar, que corresponde à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, divulgou balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2024 em Roraima. Entre eles, o número de capacitações e atendimentos voltados ao homem do campo.

O Senar, por exemplo, capacitou 1.154 produtores, trabalhadores rurais e familiares em Roraima. Isso ocorreu por meio de treinamentos, palestras, dias de campo e aprendizagem rural. 

Dessa forma, o Senar dispõe de serviços como Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS), Aprendizagem Rural e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Este último atendeu, até o momento, 127 produtores nas cadeias produtivas de fruticultura, olericultura e apicultura.

Com este balanço, a projeção é de capacitar 2,7 mil produtores rurais, além de aumentar a ATeG para 300 novos produtores nas áreas de fruticultura e olericultura em todo o estado.

Além disso, outro dado importante é o número de atendimentos da Faerr. Nesse sentido, mais de 32 mil pessoas receberam da Federação apoio com representação junto ao poder público Federal, Estadual,
Municipal, legislativo e judiciário.

Por fim, a Faerr realizou mais de 4 mil declarações de Imposto Territorial Rural (ITR) neste ano. Também auxiliou com demais documentos como o Cadastro Nacional de Imóvel, o espelho do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária, a Certidão de Assentado, entre outros.

Faerr/Senar divulga balanço durante evento

Sistema Faerr/Senar promove Tarde com a Imprensa em Boa Vista – Foto: Ascom

O balanço das ações do Sistema Faerr/Senar foi divulgado durante evento para imprensa roraimense na tarde dessa quarta-feira (19), na sede em Boa Vista.

O objetivo é informar a população, por meio dos veículos de comunicação, os serviços disponíveis para que, assim, o homem do campo tenha mais meios para se desenvolver.

“Através da comunicação eficaz, podemos garantir que as informações sobre nossos programas, treinamentos e oportunidades cheguem a todos os cantos do estado. É fundamental que os produtores estejam cientes das ferramentas e recursos disponíveis para eles, e a imprensa desempenha um papel crucial nesse processo”, destacou o presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho.

Fonte: Da Redação

Bruna Alves

Recent Posts

Jogos Escolares promovem inclusão com modalidades paralímpicas e celebram diversidade em Boa Vista

Cerca de 60 alunos com deficiência competem nas modalidades bocha e corrida guiada

11 horas ago

Companhia de teatro apresenta espetáculo ‘O Boi Blimundo’ em Boa Vista; entrada é gratuita

Apresentações serão neste sábado e domingo (28 e 29). Espetáculo se inspira num conto da…

13 horas ago

Paciente com epilepsia espera há cinco meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

Paciente teme que com a demora, exames percam a validade. Ele também segue sem trabalhar,…

13 horas ago

Bebê de 11 meses ganha título de prefeito durante comemoração de aniversário do programa Família que Acolhe, em Boa Vista

Santiago José, vai representar a 'cidade dos bebês'. Dinâmica é parte das ações que incentivam…

14 horas ago

Mercado Municipal São Francisco e Terminal Luiz Canuto Chaves vão passar por desinsetização neste fim de semana

Mercado será fechado neste sábado (28), às 14h e só será aberto na segunda-feira (30).…

15 horas ago

Servidores do Colégio Militarizado Tancredo Neves denunciam assédio moral e eleitoral

Denúncia relata que servidores terceirizados, temporários e comissionados são obrigados a participar, sob pena de…

15 horas ago