Economia

Setor de serviços no Brasil cresceu 0,3% em março; essa é a segunda alta seguida

O volume de serviços no país apresentou crescimento de 0,3% em março deste ano, na comparação com fevereiro. É a segunda alta consecutiva do indicador, que havia apresentado expansão de 0,9% em fevereiro. Com isso, o setor de serviços acumula ganho de 1,2% nesse período de dois meses.

O segmento também apresentou altas de 1,9% na comparação com março do ano passado, 2,4% no acumulado do primeiro trimestre. E 3% no acumulado de 12 meses, segundo dados divulgados no dia 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O pesquisador do IBGE, Rodrigo Lobo, disse que o setor de serviços vem se sustentando muito próximo do seu nível recorde, de outubro de 2024.

Agora, em março de 2025, o setor está apenas 0,5% abaixo do pico da série. Sendo então, o segundo ponto mais alto da série histórica, iniciada em janeiro de 2011.”

Para ele, mesmo as quedas como as registradas em novembro de 2024 e em janeiro deste ano não podem ser vistas como de reversão de trajetória. Isso porque flutuações nos serviços “são naturais”. O setor está 16,5% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Na passagem de fevereiro para março, três das cinco atividades de serviços apresentaram alta, com destaque para transportes (1,7%), que registrou o segundo resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2,2%.

Expansão de serviços

Também tiveram expansão os profissionais, administrativos e complementares (0,6%) e os serviços prestados às famílias (1,5%). Ambos tinham crescido em fevereiro e apresentam ganhos acumulados de 1,9% e de 1,8%, respectivamente.

Assim, outros serviços ficaram estáveis, depois de acumular alta de 5,5% em dois meses. O segmento de informação e comunicação apresentou queda (-0,2%), depois de ter acumulado ganho de 3,8% entre novembro de 2024 e fevereiro deste ano.

Por fim, a receita nominal dos serviços cresceu 1% em relação a fevereiro deste ano, 7,5% na comparação com março do ano passado, 7,6% no acumulado do ano e 7,7% no acumulado de 12 meses.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Operação prende 11 pessoas por tráfico de drogas em Boa Vista

Investigações constataram a atuação de uma associação criminosa na região central da capital

7 minutos ago

Brasil lança 1º foguete comercial nesta quarta-feira, no Maranhão

Ele está programado para ser lançado do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão às…

22 minutos ago

Jovem furta casa de idosos duas vezes em menos de cinco dias e acaba preso em Boa Vista

Suspeito chegou a ser identificado na primeira vez, mas passou a responder em liberdade porque…

1 hora ago

Justiça reconhece que reajuste de 23,77% aplicado pela Caer em 2024 foi abusivo e obriga empresa a restituir consumidores

Valores cobrados em excesso devem ser devolvidos por meio de compensação em faturas futuras

2 horas ago

Sine: veja mais de 120 oportunidades de emprego para esta terça-feira, 16

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também podem acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

12 horas ago