A Black Friday ocorrerá na próxima-sexta, 29. E apesar de algumas promoções já estarem sendo divulgadas desde o começo de novembro, os comerciantes costumam intensificar as ofertas nos dias que a antecedem e até na própria data comemorativa.
Os clientes recebem ofertas por todos os lados e quadrilhas aproveitam o momento de euforia com o grande volume de promoções para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando “engenharia social”, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais para o roubo de dados pessoais e financeiros.
As abordagens dos golpistas ocorrem com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e com a criação de perfis falsos de lojas em redes sociais.
Criminosos também clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que muitas vezes fica imperceptível para o cliente ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número “0”.
Golpistas também investem em mídia para aparecer em páginas, assim como em stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores. Além disso, usam sites de vendedores de depoimentos e bancos de fotos e vídeos internacionais para dar crédito ao produto e enganar o consumidor.
“Os bandidos usam a tática da urgência nos consumidores, dizem que há uma grande oportunidade de compra com valor muito vantajoso e pedem que o pagamento seja feito naquele momento para que o cliente não perca o produto. Sempre desconfie deste tipo de abordagem”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Fonte: Da Redação
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…