Foto: Andrezza Mariot/PMBV/Semuc
Com a proximidade do Natal e o recebimento da segunda parcela do 13º salário, milhões de brasileiros saem às compras no varejo de rua, shoppings e no e-commerce para adquirem seus presentes de final de ano.
Assim, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban ) alerta que os consumidores devem redobrar a atenção nas compras e também intensificar os cuidados com o fornecimento de informações pessoais.
Nesta época do ano, os clientes são bombardeados com ofertas por todos os lados e quadrilhas aproveitam o momento de euforia com o Natal para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando “engenharia social”, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais para o roubo de dados pessoais.
A aglomeração de pessoas e a distração na hora de pagar compras em comércios de rua criam o ambiente ideal para que golpistas descubram a senha e troquem o cartão. Portanto, nesta época do ano também são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce.
Além disso, há promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecerem em páginas de buscas e stories de redes sociais.
Criminosos também clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que muitas vezes fica imperceptível para o cliente ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número “0”.
Por isso, a recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador.
“Ao longo deste ano, a Febraban e seus bancos associados investiram de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização em seus canais de comunicação com os clientes para orientar toda a sociedade sobre como se conectar de forma segura no mundo cibernético. É preciso estar sempre atento, mas, em épocas como o Natal, em que o volume de compras é muito maior, o cuidado tem que ser redobrado”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Febraban.
No mundo virtual
Fonte: Da Redação
Em mais de 1.200 sessões avaliadas, apenas 19% relataram maus-tratos
Orientações para começar o ano no verde incluem controle de despesas, criação de reserva mensal…
Outro veículo atingiu a lateral do automóvel e, com o impacto, uma jovem foi arremessada…
Na prática, são iniciativas adotadas no país até 2035 pelos setores público e privado
Aeronave sem plano de voo foi interceptada e realizou pouso forçado em Roraima
Ao todo, são 769 vagas na Rede Federal, sendo 16 destinadas ao Instituto Federal de…