Educação

1ª edição dos jogos escolares indígenas da rede municipal reúne 200 atletas mirins

A 1ª edição dos jogos escolares indígenas da rede municipal de Boa Vista, reuniu 200 atletas mirins Escola Municipal Vovô Jandico da Silva, na comunidade Serra da Moça.

A competição da Etapa Murupu foi entre as escolas Vicente André da Silva (Truaru da Cabeceira), Martins Pereira (Morcego), Francisca Gomes (Serra do Truaru), e Vovô Jandico da Silva (Serra da Moça).

Diversão

As competições ocorreram na modalidade de cabo de guerra, corrida livre, futebol do lavrado, arco e flecha, baladeira, além de outras brincadeiras tradicionais indígenas.

Conforme a a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuelo Sales, o evento é uma forma de valorizar a cultura.

“É um evento importante para a rede municipal e para as comunidades. Uma forma de valorizar os costumes, a cultura e demonstrar respeito por todos os indígenas da nossa região”

Destaque

Todas as escolas se destacaram em alguma modalidade, levando para casa medalhas e troféus de 1º, 2º e 3º lugar. A Escola indígena Vicente André da Silva preparou bem seus alunos para os jogos e conquistou sete troféus. Para a professora responsável, Ana Claudia Gino, foi uma experiência marcante para os alunos.

“A iniciativa nos levou a estimular nossas crianças para as práticas esportivas, tanto nas modalidades da cultura indígena quanto das tradicionais que as crianças amam. Ficamos em primeiro lugar em cinco modalidades, uma em segundo e outra em terceiro. Estamos transbordando gratidão pela oportunidade.”

Apoio

Para o tuxaua da Comunidade Serra da Moça, Alexsandro Chagas, foi uma honra apoiar a organização do evento.

“A gente estava na expectativa de receber o evento. Nos organizamos e colaboramos para trazer entretenimento e diversão para os alunos. Foi uma festa para a criançada com lazer, futebol e brincadeiras.”

Etapas

A próxima etapa vai ocorrer no na quinta-feira (5) no , na Escola Municipal Indígena Ko’ko Ermelinda Raposo da Silva, na Comunidade Campo Alegre, das 8h30 às 16h. O evento envolverá alunos de 8 escolas indígenas do município: Clemente dos Santos; Dukuzyy Sebastião; Ignês Benedicto; Tuxaua Albino Morais; Ko’Ko Ermelinda Raposo da Silva; Vovó Terezinha da Silva; Vovó Tereza da Silva; Vovó Antonia Celestina da Silva. 

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Mutirão de atendimento jurídico a famílias atípicas e pessoas com deficiência segue até as 15h deste sábado

Objetivo é atender as demandas individuais das famílias já cadastradas, oferecendo orientação jurídica, esclarecimentos sobre…

9 horas ago

Foragido da Justiça de Roraima por roubo e ocultação de cadáver é preso no Pará

Homem estava foragido há mais de 16 anos. Atualmente, ele se encontra à disposição do…

10 horas ago

Dois jovens são presos em Mucajaí por roubo e receptação de celulares

Ação foi realizada pela Guarda Civil do Município de Mucajaí

12 horas ago

Forças Armadas destroem acampamentos de garimpo na Terra Yanomami

Equipes atuaram nas proximidades do rio Couto Magalhães e realizaram a apreensão de dispositivos de…

12 horas ago

Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE

Taxa média de desemprego em janeiro, fevereiro e março ficou abaixo dos 8,8% do primeiro…

12 horas ago

Mega-Sena pode pagar R4 28 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio

13 horas ago