Educação

Alunos da Escola Estadual José de Alencar, em Rorainópolis, realizam manifestação devido obras inacabadas e falta e estrutura

Alunos da Escola Estadual José de Alencar, em Rorainópolis, Sul de Roraima, tomaram as ruas da cidade em manifestação na manhã desta quarta-feira (31). As principais pautas dos estudantes são a falta de ar-condicionados, laboratórios e espaço adequado para descanso entre um período e outro.

A mãe de aluno, Joice Libório, reclamou do calor e da falta de uma boa alimentação para os estudantes. “Uns que vão para a casa vão correndo para voltar, pois o almoço não é bom na escola. Então, não tem uma alimentação boa, passa o dia inteiro na escola e ainda tem o calor. As crianças passam mal”, relatou.

Para ela, esses problemas influenciam diretamente na educação das crianças e adolescentes. “A criança não consegue se concentrar no estudo, porque é muito calor mesmo. Os pais já fizeram abaixo-assinado, já fizeram muita coisa, mas não resolve”, disse.

Do mesmo modo, a aluna do 1º ano Larissa Alves afirmou que os estudantes já reclamaram em vários lugares nada foi resolvido.

“É muito triste, porque a gente tem que estar aqui todo santo dia estudando e passando calor. Tem gente que não aguenta, tem gente que passa mal, tem gente que vai para casa e não volta mais porque não tem como voltar para uma escola que não tem estrutura”, falou.

Falta de estrutura

A adolescente disse ainda que a unidade tem problemas estruturais. Por isso, os alunos precisam improvisar.

“Tem sala que está toda remendada com fita isolante a central. Tem sala que não tem porta. A nossa quadra nunca foi terminada. O nosso laboratório nunca foi terminado. Os banheiros não prestam”, explicou.

Na escola, há uma construção abandonada de um almoxarifado, uma área de serviços, um laboratório e uma quadra polioesportiva com vestiário para os estudantes.

Tijolos abandonados pela empresa responsável pela obra

Segundo informa uma placa do Governo do Estado no local, o investimento é de mais de R$ 1 milhão e tem o prazo de 210 dias para conclusão. No entanto, não tem a data de início da obra.

Citada

Em nota a Secretaria de Estado da Educação (Seed) afirmou que o secretário Nonato Mesquita irá até a escola ainda nesta quarta-feira, juntamente com uma equipe. Disse ainda que na ocasião entregará 16 centrais de ar.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

Recent Posts

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

2 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

2 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

3 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

3 horas ago

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

4 horas ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

5 horas ago