Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV
Alunos da Escola Municipal Palmira de Castro Machado participaram de uma visita na manhã desta sexta-feira, 24, à Câmara Municipal de Boa Vista, onde conheceram o funcionamento do Legislativo e viveram um dia de “minivereadores”, com direito a sessão simulada e votação de projetos.
Eles foram recebidos pela vereadora Jeu Nunes, que fez um tour guiado com os alunos por toda a estrutura da Câmara. A ação faz parte do Projeto Protagonismo Infantil no Fortalecimento da Cidadania, que nasceu na própria escola há cerca de três anos. O objetivo é despertar nos estudantes o senso de responsabilidade, autonomia e participação social desde os primeiros anos escolares.
Durante a visita, 34 alunos do 1° ao 5° ano, divididos em duas turmas, participaram de sessões simuladas no plenário da Câmara. Uma delas foi presidida pelo estudante Davi Matheus, do 5° ano. Na pauta, estavam propostas elaboradas pelos próprios alunos, como, por exemplo, a criação de uma Biblioteca Móvel, implantação de uma Horta Comunitária, ampliação da escola para atender o 6° ano e a instituição da Semana da Cidadania na Escola.
A aluna Júlia Tobias, também do 5° ano, destacou a importância das ideias discutidas. “A biblioteca pode ajudar os pequenos a aprenderem mais rápido, e a horta é uma forma de passar mais tempo com os pais e professores, aprendendo sobre plantação”, contou.
Davi, que presidiu a sessão, falou sobre a emoção da experiência. “Foi muito legal e uma honra estar aqui. Gostei de conhecer a Câmara, ver como funciona e participar de uma sessão de verdade”, disse o estudante.
De acordo com o gestor da escola, Marcos Silva, o projeto nasceu com o intuito de desenvolver o senso de liderança e participação dos alunos na rotina escolar. “Começou com a proposta de Assistente Mirim e foi se transformando até chegar ao formato atual. Vimos a necessidade de trabalhar o papel do vereador e do prefeito para que as crianças entendam como funciona a sociedade. Criamos até um aplicativo de votação, com cabines e urnas digitais, para que a eleição fosse real e participativa”, explicou.
Desde abril, os alunos cumpriram todas as etapas do processo eleitoral — da campanha política à posse dos eleitos, realizada em junho na própria escola. Assim, cada turma elegeu seus representantes com direito a campanhas, propostas e votação digital.
Conforme a secretária-adjunta de Educação, Meiry Jane Gomes, a ação reflete a proposta da rede municipal de promover experiências que formem cidadãos conscientes. “A rede atua para oportunizar às crianças experiências de protagonismo. Todas as escolas desenvolvem projetos que permitem ao aluno exercer sua voz, autonomia e pensamento crítico. O Protagonismo Infantil é um exemplo bonito dessa construção coletiva de aprendizado e cidadania”, destacou.
O Projeto Protagonismo Infantil no Fortalecimento da Cidadania está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o desenvolvimento de competências relacionadas à liberdade, responsabilidade, empatia e consciência crítica nas práticas educativas.
A vereadora Jeu Nunes ressaltou que o projeto representa um passo importante para consolidar o protagonismo infantil como prática contínua nas escolas municipais. “Nossa intenção é que o Protagonismo Infantil se torne uma política pública permanente, alcançando todas as escolas do município. Quando a criança entende que a sua voz tem valor, ela se torna agente da mudança — e é isso que queremos: formar desde cedo cidadãos conscientes, participativos e cheios de esperança no futuro da nossa cidade”, afirmou.
O vereador Adnan Lima destacou a importância da visita como instrumento de aproximação entre escola e poder público. “Essa iniciativa traz clareza sobre o verdadeiro papel do vereador e desperta nas crianças o interesse pela política como instrumento de transformação. A Câmara é a casa do povo e também das crianças. Projetos como este deveriam ser ampliados a toda a rede municipal, pois fortalecem a relação entre escola, legislativo e comunidade”, garantiu.
Fonte: Da Redação
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