Educação

Alunos da rede municipal de ensino participam de ação educativa contra o abuso infantil

A Prefeitura de Boa Vista (PMBV) promoveu nesta quinta-feira, 22, uma ação educativa com 180 alunos da Escola Municipal Matinha Thury sobre proteção à infância. A campanha “Construindo Caminhos” tem o objetivo de sensibilizar os estudantes, capacitar as equipes escolares e incentivar a denúncia de qualquer forma de violência.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a ação educativa é fruto da parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Durante a programação, os estudantes participaram de rodas de conversa, atividades lúdicas, assim como orientações sobre direitos e proteção.

Proteção, acolhimento e orientação

A parceria entre as instituições fortalece a rede de proteção às crianças. Para a psicóloga Isabeau Cristina, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, esse tipo de ação deve ser constante, adaptada a todas as faixas etárias.

“É uma temática delicada, mas necessária. Desde os pequenos, com dinâmicas lúdicas como o semáforo do toque, até os mais velhos, usamos uma linguagem acessível para ensinar o que é abuso, como se proteger e como denunciar. Essa parceria com a prefeitura é essencial para ampliar esse conhecimento”, comentou.

Já a psicóloga Alaíde França, da Gerência de Apoio Pedagógico e Psicossocial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), reforçou a importância da escola como espaço de escuta e acolhimento. “É lá onde muitos têm o primeiro contato com esse tipo de orientação. Trabalhamos com oficinas lúdicas, onde as crianças entendem, por exemplo, que partes do corpo são íntimas e devem ser protegidas. É nesse ambiente que conseguimos identificar sinais e encaminhar casos, quando necessário, com o apoio dos professores”, explicou.

A professora Marcelina Inácio, que atua com alunos do 5° ano, destacou o papel afetivo e acolhedor do ambiente escolar, principalmente na vida dos estudantes. “Muitas crianças encontram na escola um espaço seguro para falar e buscar ajuda. Por isso, precisamos abordar essa temática com cuidado e empatia. Com uma escuta sensível e uma linguagem leve, mostramos que estamos aqui para proteger, apoiar e orientar sempre que necessário”, destacou.

Campanha Maio Laranja

A campanha Maio Laranja ocorre em todo o Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Dessa forma, a mobilização é marcada por ações educativas, rodas de conversa e formações, reforçando a importância da denúncia.

A escolha do mês faz referência ao dia 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória do caso Araceli Crespo, que chocou o país em 1973.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Credenciamento para Instrutores e Consultores do Senar Roraima encerra amanhã, 2 de fevereiro

Processo não estabelece número máximo de vagas e contratação ocorrerá em todo estado

23 minutos ago

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

16 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

17 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

18 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

19 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

20 horas ago