Os alunos da Escola Municipal Professora Maria Gertrudes, tiveram suas histórias transformadas em livros. A instituição fica localizada no bairro Equatorial, zona Oeste de Boa Vista.
De acordo com a prefeitura da capital, os alunos participaram de um projeto de produção textual que teve parceria com a editora chamada Estante Mágica. Dessa forma, na última quinta-feira (30), os alunos tiveram uma noite de Autógrafos para celebrar as produções.
Além de desenvolver o gosto pela leitura, o projeto tem também como um objetivo, possibilitar a vivência de emoções, da imaginação, e dar condições para que os alunos produzam de forma espontânea, com segurança na escrita e raciocínio lógico.
A gestora Débora Melo, disse que 74 alunos, do 1º ao 5º ano, participaram e tiveram assim, histórias transformadas em livros.
“Foi uma socialização entre escola e a comunidade, porque é um projeto que envolve a família. Estamos muito felizes porque foi uma experiência que enriqueceu o ensino aprendizagem das crianças. Hoje eles vão autografar os livros e cartões de agradecimento para finalizar essa primeira edição. Esperamos ter outras.”
Os alunos Henzo Vinícius e Ana Lívia, do 2º e 1º ano, falaram um pouco sobre a emoção de produzir seu primeiro livro. O Henzo, de apenas 7 anos, escreveu e fez os desenhos que compõem o livro Os carros do Vovô Tabosa. “Foi muito legal. Eu nunca tinha feito um livro antes”, contou.
Além disso, a mãe do Henzo, Raquel Carvalho, acompanhou de pertinho todo o processo da elaboração do livro, desde a escolha do tema, até os últimos desenhos.
“Quando surgiu a proposta, ele disse que queria falar dos carros do avô, que sempre tem muitas histórias sobre os carros dele. Ele mesmo fez todas as perguntas e anotou os relatos, depois pesquisou os carros para desenhar. Foi muito gratificante”, disse.
No 1º ano, a Ana Lívia, de 6 anos, escreveu a história Minha casa virou uma escola. O pai, Jhone Santana, falou da gratificação que é ver de perto o desenvolvimento da filha. “Poder proporcionar um momento como esse, favoreceu para ampliar a visão dela como criança, de que é capaz de criar também. Ela sentiu muita falta da escola na pandemia e o retorno, com esse momento hoje, é muito especial”, relatou.
Sobretudo, na visão da gestora, projetos aproximam ainda mais a escola das famílias, já que igualmente, os pais veem de perto como a escola atua no desenvolvimento educacional de ensino e aprendizagem.
Em conclusão, ela ressaltou ainda, que o projeto é alinhado à Base Nacional Comum Curricular, por oferecer nova maneira de trabalhar a área de linguagens e as competências socioemocionais dos alunos.
Fonte: Da Redação
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