Blitz educativa contra o trabalho infantil - Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV
Os semáforos de Boa Vista escondem um problema silencioso: crianças em situação de vulnerabilidade pedindo esmola. Então, para combater isso, uma blitz educativa promovida pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ocorreu nesta sexta-feira, 10, transformando o tráfego de veículos em um corredor de conscientização sobre esse mal que rouba infâncias.
A ação ocorreu no cruzamento das avenidas Ville Roy com a Santos Dumont e, assim, reuniu representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Centro, equipe Elo (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – Semads) e Projeto Crescer, com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN).
A coordenadora do PETI, Delzanira Justa, detalhou que o trabalho é contínuo e explicou que a ação vai além da distribuição de panfletos: é um enfrentamento direto a um ciclo de exploração.
“Nós tentamos sensibilizar a população de que dar dinheiro para criança em sinal, só faz com que ela continue sendo explorada. Escolhemos este local por ser um número maior de denúncias dessa situação. O projeto Crescer sempre está conosco nessas ações. Fazemos também esse trabalho educativo, com entregas desses materiais, nas feiras livres e em eventos como arraial, carnaval e o Mormaço”, contou.
Criado em 1996, tem suas ações voltadas para a identificação de crianças e adolescentes em trabalho infantil. O programa faz um trabalho conjunto com os CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares. A Blitz Educativa é promovida mensalmente em pontos estratégicos da cidade. A população pode fazer denúncias pelo Disque 100 ou então para 156.
Fonte: Da Redação
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília