Educação

Bocha adaptada: modalidade paralímpica é destaque na 1ª edição dos Jogos Escolares Municipais

A Bocha adaptada, modalidade paralímpica, é destaque nos Jogos Escolares Municipais em Boa Vista. A 1ª edição dos jogos é um verdadeiro exemplo de inclusão esportiva.

As disputas paralímpicas estão acontecendo no Ginásio Romerão, nesta quarta e quinta-feira, dias 14 e 15, pela manhã (feminino), e à tarde (masculino). 40 crianças estão envolvidas na modalidade.

A diversão é garantida para os alunos, que contam com o jogo totalmente adaptado. Todavia, o confronto ocorre entre dois alunos, onde com bolinhas azuis e vermelhas, eles precisam acertar o mais próximo possível da bola branca. Vence assim a competição, aquele que lançar o maior número de bolas próximo a bola mestre.

Diversão

Da mesma forma, a aluna Bárbara Carvalho, 10 anos, da Escola Municipal Newton Tavares, chegou empolgada para o primeiro dia de disputas. No entanto, mesmo com dificuldades motoras devido a hidrocefalia, a menina não perdeu a oportunidade de participar. Ao seu lado estava então, professor de educação física, Moacir Monte.

“Me sinto muito feliz. Amei jogar bocha, treinei bastante na escola. Achei bem legal a prefeitura fazer esses tipos de jogos adaptados para a gente”, disse.

Para o professor Moacir, a iniciativa é fantástica e desenvolve muitas habilidades físicas, motoras e social. “Muitos alunos são deixados de lado pela condição que têm e uma atividade com essa traz muitas possibilidades. Eles são capazes de participar, só basta que haja oportunidade […]”, disse.

Os jogos

Os demais alunos também estão agitando os gramados, a pista de atletismo, o ginásio e também as quadras de esportes da Vila Olímpica.

Além da bocha adaptada, tem o Mini Futsal, Mini Handebol, Mini Basquetebol, Mini Voleibol, Mini Atletismo, além de atividades recreativas como cabo de guerra e queimada.

Da mesma forma, os confrontos estão ocorrendo no Ginásio Romerão, Campo Society 1, pista de atletismo e em outros espaços da Vila.

Logo, são cinco dias de programação esportivas e recreativas, envolvendo cerca de 2,1 mil alunos de 38 escolas da capital. São alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 8 a 11 anos.

Por fim, o evento vai encerrar com a premiação dos vencedores na sexta-feira, (16). Os três primeiros colocados levam então o troféu para a equipe e medalha individual.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Família que Acolhe: programa comemora 11 anos cuidando e valorizando a primeira infância em Boa Vista com programação que inicia na próxima semana

Programação seguirá até quinta-feira, 26, na sede do programa, nos CRAS e em unidades básicas…

11 horas ago

Polícia Federal apreende mais de R$ 1 milhão; suspeita é que dinheiro seria usado em crime eleitoral

Quantia apreendida tinha como destino o município de Rorainópolis. Polícia também apreendeu materiais de campanha

11 horas ago

Inaugurada às pressas em época de eleição, maternidade fica sem energia por 4 horas, diz denúncia

Denunciante se queixou do calor no quarto em função do não funcionamento das centrais de…

12 horas ago

Eleições 2024: Ministério Público Eleitoral divulga análise dos registros de candidaturas em Boa Vista

Órgão analisou dede o último dia 16, 306 candidatos da 1ª Zona Eleitoral, e deste…

12 horas ago

Inaugurada há dois meses, nova balsa do Passarão quebra mais uma vez e deixa moradores isolados

Governador Antonio Denarium fez um evento para entregar a nova embarcação para os moradores na…

13 horas ago

Natal da Paz: audição vai escolher atores e bailarinos para compor elenco principal do espetáculo em Boa Vista

Esse ano, a novidade é que a produção também está atrás de artistas circenses que…

13 horas ago