Educação

Bocha adaptada: modalidade paralímpica é destaque na 1ª edição dos Jogos Escolares Municipais

A Bocha adaptada, modalidade paralímpica, é destaque nos Jogos Escolares Municipais em Boa Vista. A 1ª edição dos jogos é um verdadeiro exemplo de inclusão esportiva.

As disputas paralímpicas estão acontecendo no Ginásio Romerão, nesta quarta e quinta-feira, dias 14 e 15, pela manhã (feminino), e à tarde (masculino). 40 crianças estão envolvidas na modalidade.

A diversão é garantida para os alunos, que contam com o jogo totalmente adaptado. Todavia, o confronto ocorre entre dois alunos, onde com bolinhas azuis e vermelhas, eles precisam acertar o mais próximo possível da bola branca. Vence assim a competição, aquele que lançar o maior número de bolas próximo a bola mestre.

Diversão

Da mesma forma, a aluna Bárbara Carvalho, 10 anos, da Escola Municipal Newton Tavares, chegou empolgada para o primeiro dia de disputas. No entanto, mesmo com dificuldades motoras devido a hidrocefalia, a menina não perdeu a oportunidade de participar. Ao seu lado estava então, professor de educação física, Moacir Monte.

“Me sinto muito feliz. Amei jogar bocha, treinei bastante na escola. Achei bem legal a prefeitura fazer esses tipos de jogos adaptados para a gente”, disse.

Para o professor Moacir, a iniciativa é fantástica e desenvolve muitas habilidades físicas, motoras e social. “Muitos alunos são deixados de lado pela condição que têm e uma atividade com essa traz muitas possibilidades. Eles são capazes de participar, só basta que haja oportunidade […]”, disse.

Os jogos

Os demais alunos também estão agitando os gramados, a pista de atletismo, o ginásio e também as quadras de esportes da Vila Olímpica.

Além da bocha adaptada, tem o Mini Futsal, Mini Handebol, Mini Basquetebol, Mini Voleibol, Mini Atletismo, além de atividades recreativas como cabo de guerra e queimada.

Da mesma forma, os confrontos estão ocorrendo no Ginásio Romerão, Campo Society 1, pista de atletismo e em outros espaços da Vila.

Logo, são cinco dias de programação esportivas e recreativas, envolvendo cerca de 2,1 mil alunos de 38 escolas da capital. São alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 8 a 11 anos.

Por fim, o evento vai encerrar com a premiação dos vencedores na sexta-feira, (16). Os três primeiros colocados levam então o troféu para a equipe e medalha individual.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

11 minutos ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

11 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

11 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

12 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

15 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

16 horas ago