Desmontagem de aparelhos eletrônicos durante o curso técnico - Foto: Divulgação
Um grupo de catadores das cooperativas Catatudo, AVSI, Global e Terra Viva, participou do curso de Destinação Adequada de Resíduos Eletroeletrônicos, promovido pela ONG “Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente com o Laboratório Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (LASSU) e apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Ao todo, participaram 15 cooperativados, além de entusiastas da própria UFRR. A troca de conhecimentos foi além de aulas técnicas, trazendo oportunidade a esse segmento para conhecer o valor dos resíduos e para novas possibilidades.
Entre fios, circuitos e carcaças de equipamentos descartados, os catadores agregam mais conhecimento sobre a desmontagem consciente. As aulas ensinaram não só como os componentes são valiosos quando separados individualmente. Sobretudo, ensina à garantir a segurança individual e da população na manipulação de resíduos eletroeletrônicos muitas vezes tóxicos, que precisam de destinação correta.
Além disso, nas aulas teóricas e na oficina prática orientados pelo técnico Augusto Azevedo. Os participantes desmontaram aparelhos, exploraram suas estruturas e compreenderam o impacto ambiental do descarte inadequado dos resíduos eletroeletrônicos. Acima de tudo, aprenderam sobre a importância do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e a necessidade de armazenar e manusear os equipamentos de maneira responsável.
A jornada começou com apresentação do Projeto ReciclaON, iniciativa fruto da parceria entre Instituto Gea e o LASSU com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O projeto se tornou um marco na valorização do trabalho dos catadores e na promoção da economia circular.
Posteriormente, o ReciclaON tem a pretensão de levar a iniciativa para todas as Capitais brasileiras, até 2026. Por fim, a próxima etapa em Boa Vista envolverá uma Oficina de Gestão do Negócio para lideranças das cooperativas, palestras socioambientais e equipagem de duas das instituições participantes.
Fonte: Da Redação
Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…