Educação

Catadores de Boa Vista recebem capacitação sobre destinação e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos

Um grupo de catadores das cooperativas Catatudo, AVSI, Global e Terra Viva, participou do curso de Destinação Adequada de Resíduos Eletroeletrônicos, promovido pela ONG Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente com o Laboratório Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (LASSU) e apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Ao todo, participaram 15 cooperativados, além de entusiastas da própria UFRR. A troca de conhecimentos foi além de aulas técnicas, trazendo oportunidade a esse segmento para conhecer o valor dos resíduos e para novas possibilidades.

Entre fios, circuitos e carcaças de equipamentos descartados, os catadores agregam mais conhecimento sobre a desmontagem consciente. As aulas ensinaram não só como os componentes são valiosos quando separados individualmente. Sobretudo, ensina à garantir a segurança individual e da população na manipulação de resíduos eletroeletrônicos muitas vezes tóxicos, que precisam de destinação correta.

Conhecimento

Além disso, nas aulas teóricas e na oficina prática orientados pelo técnico Augusto Azevedo. Os participantes desmontaram aparelhos, exploraram suas estruturas e compreenderam o impacto ambiental do descarte inadequado dos resíduos eletroeletrônicos. Acima de tudo, aprenderam sobre a importância do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e a necessidade de armazenar e manusear os equipamentos de maneira responsável.

A jornada começou com apresentação do Projeto ReciclaON, iniciativa fruto da parceria entre Instituto Gea e o LASSU  com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O projeto se tornou um marco na valorização do trabalho dos catadores e na promoção da economia circular.

Posteriormente, o ReciclaON tem a pretensão de levar a iniciativa para todas as Capitais brasileiras, até 2026. Por fim, a próxima etapa em Boa Vista envolverá uma Oficina de Gestão do Negócio para lideranças das cooperativas, palestras socioambientais e equipagem de duas das instituições participantes.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Prefeitura de Boa Vista recebe troféu por trabalho na gestão previdenciária de Boa Vista

Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade

16 minutos ago

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses

1 hora ago

Justiça condena empresário que foi flagrado com 103kg de ouro ilegal dentro de carro em Roraima

Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista

2 horas ago

Casal desaparece em Rorainópolis e carro é encontrado incendiado

Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…

2 horas ago

Blitz alerta motoristas sobre direção responsável nas festas de fim de ano em Boa Vista

Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14

2 horas ago

Bandeiras tarifárias começam a valer dia 1º janeiro; saiba como vai funcionar

Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…

3 horas ago